A UFS preocupa-se com a sua privacidade

A UFS poderá coletar informações básicas sobre a(s) visita(s) realizada(s) para aprimorar a experiência de navegação dos visitantes deste site, segundo o que estabelece a Política de Privacidade de Dados Pessoais. Ao utilizar este site, você concorda com a coleta e tratamento de seus dados pessoais por meio de formulários e cookies.

Ciente
Noticias

Banca de DEFESA: MARIA GORETE BEZERRA DE ARAUJO

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: MARIA GORETE BEZERRA DE ARAUJO
DATA: 14/06/2013
HORA: 11:00
LOCAL: Sala de Aula do NPGED DID 2 sala 105
TÍTULO:

A produção do conhecimento da Pós-graduação em Educação da Universidade Federal de Sergipe: realidade e possibilidades epistemológicas


PALAVRAS-CHAVES:

 Produção do Conhecimento, Epistemologia, Formação de Professor.


PÁGINAS: 134
GRANDE ÁREA: Ciências Humanas
ÁREA: Educação
RESUMO:

O presente relatório de pesquisa tem como tema “Análise da Produção do Conhecimento da Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Sergipe, no período de 2009-2011.” A teoria metodológica que fundamenta esse trabalho é o materialismo histórico dialético, pois entende-se que essa teoria apresenta um complexo categorial que permite apreender radicalmente a nossa problemática em estudo. O nosso campo empírico é o Núcleo de Pós-Graduação da Universidade Federal de Sergipe no qual encontram-se as fontes empíricas que são as dissertações do período de 2009-2011. Para caracterizar esta investigação adota-se a pesquisa documental. Procurando discutir a problemática da Produção do conhecimento em relação as teorias metodológicas e se esta produção científica atende aos interesses e necessidades da classe trabalhadora em prol de uma formação de qualidade, este estudo apresenta como problemática a seguinte indagação: Como se apresentam as tendências epistemológicas na produção do conhecimento do NPGED/UFS, na linha Formação de Educadores no período de 2009 a 2011”? Diante desta indagação, partilhamos da compreensão de que a ciência é construída através da formulação de hipóteses que podem ou não ser comprovadas com a finalização de estudos. Assim, indicamos como hipótese, que existe um quantitativo significativo de dissertações no NPGED/UFS, no período de 2009 a 2011 na Linha Formação de Educadores: saberes e competências que apontam para a tendência fenomenológica hermenêutica. Dentro do exposto, foram traçados os objetivos deste trabalho com base na problemática e na hipótese anteriormente elencadas que são: Objetivo Geral: Analisar como se apresentam epistemologicamente a produção do conhecimento, da Pós-Graduação em Educação, da UFS, na Linha Formação de educadores, no período de 2009-2011. O instrumento utilizado para coletar e analisar os dados foi a matriz paradigmática elaborado pelo Proº Gamboa. Em seguida, os dados foram analisados a partir das categorias metodológicas, totalidade e contradição e das categorias de conteúdo, concepção de ciência, homem e educação. O resultado da pesquisa aponta que a Produção do Conhecimento do Núcleo de Pós-Graduação NPGED/UFS, no período de 2009 a 2011, em sua maioria é embasada pela tendência fenomenológica hermenêutica. Esta tendência segundo Gamboa(2012), apresenta uma estruturação de objetivos que não atendem a emancipação humana, mais ao contrário, fornece conhecimentos necessários a expansão do sistema capitalista e consequentemente transmite e legitima os interesses da classe dominante.


MEMBROS DA BANCA:
Externo à Instituição - KÁTIA OLIVER DE SÁ
Presidente - 6426599 - SOLANGE LACKS
Interno - 426615 - SONIA MEIRE SANTOS AZEVEDO DE JESUS

Notícia cadastrada em: 07/06/2013 09:22
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação/UFS - - | Copyright © 2009-2024 - UFRN - bigua2.bigua2 v3.5.16 -r19110-7eaa891a10