Banca de QUALIFICAÇÃO: SONIA PINTO DE ALBUQUERQUE MELO

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: SONIA PINTO DE ALBUQUERQUE MELO
DATA: 25/03/2013
LOCAL: AUDITÓRIO DA PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO DID 2
TÍTULO:

PEDAGOGIA DAS FOTONOVELAS: instruindo e (in) formando leitoras

PALAVRAS-CHAVES:

Educação Feminina; Formação de Leitoras; Leituras de Lazer; Pedagogia de Fotonovelas;Representações de Leitura.

A proposta deste estudo vincula-se à linha de pesquisa “História, Sociedade e Pensamento Educacional” e relaciona-se aos pressupostos teórico-metodológicos da História da Educação Feminina, História Cultural e História da Leitura, cuja tentativa é a de investigar sobre representações e apropriações que normalistas do Instituto de Educação “Rui Barbosa” (IERB) obtiveram a partir de leituras de lazer, especificamente, de fotonovelas, a fim de conhecer e compreender as apropriações de tais práticas no processo de formação dessas leitoras, considerando-se que as experiências de leitura são importantes para a aquisição de habitus e possibilitam indícios do comportamento, dos valores e das experiências adquiridas. Assim, para concretizar esta investigação, discutimos sobre práticas de leitura, mais especificamente, as referentes às fotonovelas, a partir do contexto histórico em que as mesmas obtiveram maior difusão no país, ou seja, o período compreendido entre as décadas de 60 e 70 do século XX. Em contrapartida, esse momento coincidiu com o crescimento industrial, de consumo e maior acessibilidade à informação. Dessa maneira, pretendemos compreender as características peculiares desse gênero textual, priorizando a análise do enredo das fotonovelas. Para tal, analisamos o conteúdo de dez edições de uma das revistas femininas de maior circulação no país, a Revista Capricho, sendo seis da década de 60 e quatro, da década de 70 do século XX. Esperamos, com este estudo, comprovar que leituras de lazer, no caso específico, as de fotonovelas, repercutiram no universo de suas leitoras através de uma Pedagogia que lhes forneceu instrumentos de uma educação extraescolar, revelando diferentes modelos femininos que, de certa forma, serviram de inspiração para algumas jovens.

Presidente - 2176979 - ANAMARIA GONCALVES BUENO DE FREITAS
Interno - 077.362.405-82 - JORGE CARVALHO DO NASCIMENTO