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Banca de DEFESA: ELISSANDRA SILVA SANTOS

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: ELISSANDRA SILVA SANTOS
DATA: 21/03/2013
HORA: 09:30
LOCAL: AUDITÓRIO DA PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO DID 2
TÍTULO:

TUTORIA A DISTÂNCIA: Saberes e Práticas Docentes para o Ensino e Aprendizagem Colaborativos Via Internet


PALAVRAS-CHAVES:

Educação a Distância; Tutoria a Distância; Ensino On-line; Aprendizagem Colaborativa.


PÁGINAS: 126
GRANDE ÁREA: Ciências Humanas
ÁREA: Educação
RESUMO:

Esse estudo objetiva refletir sobre os saberes e práticas docentes da Tutoria a Distância para o ensino e aprendizagem colaborativos via Internet sob o viés do “pensamento complexo” proposto por Edgar Morin (2002), da performance do “ensino prático reflexivo” discutido por  Donald Schön (2000) e da “epistemologia da prática profissional dos professores” refletidos por Maurice Tardif (2007). Metodologicamente, a partir da minha experiência enquanto Tutora a Distância numa Instituição de Ensino Superior (IES), conduzirei esse estudo de natureza qualitativa sob o enfoque fenomenológico subjetivista-compreensivista na perspectiva do método fenomenológico filosófico apresentado por Spiegelberg (1971). Esse método permitiu-me fazer uma reflexão teórica sobre minha atuação profissional com o propósito de “interpretar o sentido dos fenômenos(hermenêutica) e analisar a prática pedagógica enquanto fenômeno educacional num AVEA – aqui se configurando como o meu campo educacional empírico. Visando entender o fenômeno das interações construídas no AVEA, recorri à caracterização de “fenômeno” feita por Lofland (1971), analisando-o a partir de seis fatores: Ato, Atividade, Significado, Participação, Relações e Situação. Nesse sentido, foi feito um “esforço hermenêutico” buscando compreender o todo (a tutoria a distância) a partir do individual (minha experiência) através da descrição de seus aspectos objetivos e subjetivos mediante a análise das categorias “Tutoria a Distância”, “Ensino On-line” e “Aprendizagem Colaborativa via Internet” sob a luz dos principais teóricos que pensam a Tutoria e a Educação On-line. Como resultado, apresentamos uma reflexão crítica sobre um conjunto de saberes e práticas docentes necessários para o ensino e aprendizagem colaborativos via Internet visando contribuir com o estado da arte ao demonstrar a importância do Professor-Tutor para a qualidade do ensino on-line e a necessidade da formação e qualificação continuada para os professores que atuam na modalidade EaD visando a construção da aprendizagem colaborativa via internet (e-learning). 


MEMBROS DA BANCA:
Externo à Instituição - FRANCISCO ANTÔNIO PEREIRA FIALHO
Presidente - 279260 - HENRIQUE NOU SCHNEIDER
Interno - 6426599 - SOLANGE LACKS

Notícia cadastrada em: 31/01/2013 15:54
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