Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: ALISSON LIMA SANTOS
DATA: 20/11/2023
HORA: 09:00
LOCAL: Sala 408-B da Didática VII/UFS
TÍTULO: Inteligência Competitiva e Gestão do Conhecimento do Cliente: um Guia para Gestão do Portfólio de Produtos do Sebrae/SE.
PALAVRAS-CHAVES: Gestão da informação e do Conhecimento. Gestão do conhecimento do cliente.
Gestão do portfólio de produtos. Inteligência Competitiva.
PÁGINAS: 126
GRANDE ÁREA: Ciências Sociais Aplicadas
ÁREA: Ciência da Informação
RESUMO:
Este estudo objetiva elaborar um Guia para Gestão de Portfólio de Produtos do SEBRAE/SE àluz dos preceitos da Inteligência Competitiva e da Customer Knowledge Management,caracterizando-se como uma pesquisa aplicada, exploratória, propositiva e qualitativa. Com umdelineamento metodológico baseado na Design Science Research e suas etapas, suportadas pelouso de instrumentos de coleta e análise de dados como pesquisa bibliográfica, revisãosistemática integrativa, análise documental, observação não sistemática, grupo focal e análisede conteúdo. Seu objeto de análise foi o SEBRAE/SE, empresa na qual informações econhecimentos são os principais insumos de seus processos e entregas para seus clientes. Paradefinição dos objetivos do Guia, foi realizado um diagnóstico organizacional via Matriz SWOTque permitiu constatar a ausência de um processo estruturado para gestão do portfólio deprodutos da empresa. Por meio das revisões sistemáticas, identificou-se os principais processosque compõem modelos ou frameworks da Inteligência Competitiva e da Customer KnowledgeManagement, bem como métodos e ferramentas para gestão do portfólio de produtos,permitindo conceber uma versão preliminar da estrutura processual do Guia. Para melhorestruturá-la, fez-se intervenção na empresa, a partir da avaliação da estrutura proposta junto agestores envolvidos na estratégia de oferta de produtos do SEBRAE/SE. O resultado destaaplicação foi a concepção do produto editorial Guia para Gestão de Portfólio de Produtos doSEBRAE/SE, que contempla os processos de Identificação, Seleção, Coleta, Análise,Aplicação, Compartilhamento e Atualização. E, para operacionalizar estes processos, foramdefinidos os métodos e ferramentas: Workshop de Portfólio de Produtos, Mapa deConhecimentos dos Clientes, Matriz BCG, Comitê de Portfólio de Produtos e Indicadores deDesempenho. Os resultados demonstram a sinergia entre as abordagens da InteligênciaCompetitiva e da Customer Knowledge Management. E sua aplicação integrada na gestão doportfólio de produtos em uma empresa intensiva em conhecimento.