Banca de DEFESA: MARIA EGLEIDE SILVA SANTOS

DISCENTE: MARIA EGLEIDE SILVA SANTOS
DATA: 11/10/2023
LOCAL: Sala 402 Didática VII/UFS.
TÍTULO: Educação Ambiental em Bibliotecas Escolares: o papel do bibliotecário no desenvolvimento de uma sociedade mais sustentável.
PALAVRAS-CHAVES: Biblioteca escolar. Bibliotecário. Desenvolvimento sustentável. Educação Ambiental. Colégio Amadeus.
GRANDE ÁREA: Ciências Sociais Aplicadas
ÁREA: Ciência da Informação

O presente trabalho apresenta uma pesquisa sobre a educação ambiental no âmbitodas bibliotecas escolares, com o objetivo de analisar a biblioteca escolar e obibliotecário como agentes de fomento da educação ambiental. Para tal, buscaanalisar a atuação do bibliotecário escolar, considerando sua função pedagógica, paraa construção de uma sociedade de práticas sustentáveis e compreender como arelação entre a educação ambiental, a biblioteca escolar e o bibliotecário pode ocorrer.Nesse sentido, baseando-se nas metodologias de pesquisa bibliográfica descritivacom abordagem qualitativa e documental com análise de conteúdo (Bardin, 2011), oestudo foi desenvolvido como um estudo de caso único com o Projeto de EducaçãoAmbiental e Sustentabilidade (PEAS) do Colégio Amadeus. A utilização das duasabordagens metodológicas anteriormente citadas permitiu o entendimento dosconceitos básicos da pesquisa, como: educação ambiental, desenvolvimentosustentável, biblioteca escolar e protagonismo profissional do bibliotecário; assim, foipossível construir uma cartilha informacional digital onde são apresentadas ações deincentivo à educação ambiental que podem ser desenvolvidas no âmbito da bibliotecaescolar. Apresenta, como interpretação da análise de conteúdo a inferência de duascategorias de desenvolvimento de atividades que o PEAS realiza. Conclui-se que aeducação ambiental é um assunto de responsabilidade social e que precisa sertratado com celeridade, com ações concretas e engajamento político.

Externo à Instituição - BARBARA COELHO NEVES
Presidente - 1709185 - JANAINA FERREIRA FIALHO COSTA
Interno - 2939765 - TELMA DE CARVALHO

Notícia cadastrada em: 10/10/2023 14:00