Banca de DEFESA: GLICIA ANGELICA OLIVEIRA SALES

DISCENTE: GLICIA ANGELICA OLIVEIRA SALES
DATA: 30/08/2023
LOCAL: Sala 408-B Didática VII/UFS.
TÍTULO: ACESSIBILIDADE PARA BUSCA DE INFORMAÇÕES: UM ESTUDO DE CASO NO NÚCLEO DE ACESSIBILIDADE E EDUCAÇÃO INCLUSIVA (NAEDI) PARA A FORMAÇÃO DA PÁGINA WEB.
PALAVRAS-CHAVES: Acessibilidade no ambiente virtual. Hotsite. Serviços de informação utilitária. Núcleo de Acessibilidade e Educação Inclusiva. Instituto Federal de Sergipe.
GRANDE ÁREA: Ciências Sociais Aplicadas
ÁREA: Ciência da Informação

A disseminação de informação acessível no ambiente virtual de instituições públicaseducacionais perpassa um efetivo comprometimento em desfazer barreirasatitudinais que impeçam a melhoria dos serviços utilitários de informação.Disponibilizar informação acessível no ambiente virtual de forma democrática eaberta, de acordo com as diretrizes de acessibilidade e inclusão previstas nalegislação, é uma tarefa complexa, mas possível. Esta pesquisa pretende criar umrelatório técnico relativo à formação de página na web, utilizando um hotsite comorecurso que possibilite ao Núcleo de Acessibilidade e Educação Inclusiva (NAEDI)do Instituto Federal de Sergipe (IFS) disseminar informações aos mais variados tiposde usuários e à comunidade externa baseando-se em estratégias de serviço deinformação utilitária. Trata-se de uma pesquisa bibliográfica e de um estudo de caso,com análise qualitativa, objetivos descritivos e exploratórios, sendo a pesquisa denatureza aplicada. O estudo de caso teve como campo empírico o NAEDI do IFS,com observação não participante. Ao analisar as lacunas encontradas naspesquisas documentais sobre o tema da acessibilidade educacional no site, foipercebido um desacordo com a legislação inclusiva e também com documentosinstitucionais do IFS sobre as atribuições do NAEDI; inferiu-se, portanto, que asexigências legais e constitucionais da acessibilidade e da inclusão não estão sendoatendidas. Como resultado, foi elaborado um relatório técnico conclusivoapresentando uma proposta para alimentação do hotsite do NAEDI do IFS,contemplando informações utilitárias, bem como o atendimento às heurísticas deNielsen, visando acessibilidade e inclusão informacional. Conclui-se que o produtotem a perspectiva de contribuir para a melhoria na disseminação da informaçãoutilitária de forma acessível, superando as limitações presentes nos processosinclusivos em andamento na instituição.

Externo à Instituição - CRISTIANE TAVARES FONSÊCA DE MORAES NUNES
Presidente - 2585007 - MATHEUS PEREIRA MATTOS FELIZOLA
Interno - 791.532.595-72 - PABLO BOAVENTURA SALES PAIXÃO

Notícia cadastrada em: 17/08/2023 20:33