Banca de DEFESA: JULIANA SOARES DA FONSECA

DISCENTE: JULIANA SOARES DA FONSECA
DATA: 17/08/2023
LOCAL: Sala 408-B Didática VII/UFS.
TÍTULO: GESTÃO DA INFORMAÇÃO E AÇÕES DE MARKETING COMO ESTRATÉGIAS PARA OTIMIZAR AS ATIVIDADES DA COORDENAÇÃO GERAL DE PROTOCOLO E ARQUIVO DO INSTITUTO FEDERAL DE SERGIPE.
PALAVRAS-CHAVES: arquivo; Instituto Federal de Sergipe; gestão da informação; marketing.
GRANDE ÁREA: Ciências Sociais Aplicadas
ÁREA: Ciência da Informação

Esta pesquisa foi realizada no Instituto Federal de Sergipe (IFS) com o objetivo deexplorar a aplicação de ações e produtos de marketing na gestão de arquivos. Aoincorporar estratégias de marketing na gestão, é possível aumentar a visibilidade dosprodutos e serviços, mesmo em instituições sem fins lucrativos, como o IFS. O objetivodesta pesquisa consiste na promoção de melhorias nas atividades internas e externas,utilizando o marketing como uma ação de comunicação promocional para os serviçose produtos oferecidos pela Coordenação Geral de Protocolo e Arquivo (CGPA) do IFS,buscando estabelecer relações mais próximas com os usuários/clientes. Para tanto, apresente investigação adotou uma abordagem qualitativa, com uma vertenteexploratória-descritiva, utilizando um estudo de caso como método. Dentre osprocedimentos metodológicos utilizados, lista-se a pesquisa documental, análise derelatórios anuais da coordenação geral e uma entrevista semiestruturada com acoordenadora. Quanto à análise dos dados coletados, revelou-se que a CGPA jáimplementa algumas atividades que podem ser consideradas estratégias demarketing. A aplicação eficaz dessas técnicas proporciona uma vantagemcompetitiva, com o uso de dispositivos que contribuem para a divulgação dos produtose serviços arquivísticos, visando ao reconhecimento do potencial do arquivo e àtomada de decisões pelo público. Como resultado do estudo realizado no âmbito doPrograma de Pós-Graduação em Ciência da Informação (PPGCI) da UniversidadeFederal de Sergipe (UFS), foi produzido um "Vídeo Institucional" que representa ocompromisso do programa em ampliar o alcance da pesquisa e fortalecer o mestradoprofissional, pois acredita-se que sua amplitude visual poderá dar maior visibilidade àCGPA, oferecendo um alcance de suas atividades e promovendo suas ações. Alémde ser uma poderosa ferramenta de comunicação audiovisual, busca-se com o vídeoampliar o acesso às informações sobre a coordenação geral, fortalecendo osrelacionamentos com os clientes, que são o foco deste trabalho. Espera-se que essainiciativa inspire outras instituições a adotarem abordagens semelhantes,impulsionando o desenvolvimento de novas estratégias e estabelecendo relações defidelidade com seus públicos.

Presidente - 2062325 - ALESSANDRA DOS SANTOS ARAUJO
Externo à Instituição - ALZIRA KARLA ARAÚJO DA SILVA
Interno - 791.532.595-72 - PABLO BOAVENTURA SALES PAIXÃO

Notícia cadastrada em: 04/08/2023 15:30