Banca de DEFESA: LARISSA COIMBRA DO NASCIMENTO

DISCENTE: LARISSA COIMBRA DO NASCIMENTO
DATA: 27/07/2023
LOCAL: Laboratório do CCSA1/UFS
TÍTULO: A COMPETÊNCIA EM INFORMAÇÃO E OS USUÁRIOS DO SISTEMA ELETRÔNICO DE INFORMAÇÕES (SEI) DO PROTOCOLO E ARQUIVO DO INSTITUTO FEDERAL DE SERGIPE (IFS) DO CAMPUS SÃO CRISTÓVÃO.
PALAVRAS-CHAVES: competência em informação; usuários de arquivos; papel do arquivista; Sistema eletrônico de Informações (SEI).
GRANDE ÁREA: Ciências Sociais Aplicadas
ÁREA: Ciência da Informação

Este estudo aborda a Competência em Informação no contexto dos usuários do SistemaEletrônico de Informações (SEI) do Protocolo e Arquivos do Instituto Federal de Sergipe (IFS)do campus São Cristóvão. Parte do princípio de que a Competência em Informação (CoInfo)requer diferentes estratégias didáticas para satisfazer as necessidades informacionais dosusuários de acordo com o ambiente que se pretende desenvolvê-la. Assim, busca capacitar ousuário para usar a informação de forma precisa, autônoma e eficiente. Desta forma, estapesquisa levantou o seguinte problema: como a competência em informação, desenvolvidajunto aos usuários do setor de Protocolo e Arquivo do Instituto Federal de Sergipe do campusSão Cristóvão, pode contribuir para diminuir as barreiras encontradas por eles ao acessarem oSistema Eletrônico de Informações? A partir disso, o objetivo principal é: desenvolver acompetência em informação nos usuários do setor de Protocolo e Arquivo do Instituto Federalde Sergipe, campus São Cristóvão, a fim de minimizar as barreiras de acesso e uso do SEI.Objetivos específicos: identificar as necessidades informacionais dos usuários ao acessarem oSEI; mapear a competência em informação dos usuários para manuseio do SEI; desenvolverum Guia Prático para os usuários do SEI do Protocolo e Arquivo do IFS, campus São Cristóvão,como produto final desta dissertação. Em relação aos procedimentos metodológicos, trata-se deuma pesquisa de mestrado profissional, caracterizada quanto ao objetivo como exploratória, deabordagem qualitativa, de natureza aplicada e em relação ao método de investigação se apoiouem uma revisão bibliográfica, uma pesquisa documental e um estudo de caso. Utilizou umquestionário on-line aplicado junto aos usuários do SEI e uma análise documental nos processosautuados no IFS, campus São Cristóvão, entre janeiro de 2022 a junho de 2023, como técnicade coleta de dados e usou a análise de conteúdo de Bardin para análise dos resultados. Sendoassim, considera-se que o desenvolvimento da competência em informação nos usuários do SEIpoderá contribuir com o acesso e uso da informação, facilitando e otimizando o uso do sistemapor meio do Guia Prático do SEI, trazendo autonomia para o usuário, maior precisão e eficiênciana abertura dos processos administrativos, diminuindo assim as barreiras encontradas pelosusuários ao usar o sistema.

Interno - 2062325 - ALESSANDRA DOS SANTOS ARAUJO
Externo ao Programa - 1654859 - MANUELA RAMOS DA SILVA
Presidente - 2101193 - MARTHA SUZANA CABRAL NUNES

Notícia cadastrada em: 24/07/2023 18:48