A UFS preocupa-se com a sua privacidade

A UFS poderá coletar informações básicas sobre a(s) visita(s) realizada(s) para aprimorar a experiência de navegação dos visitantes deste site, segundo o que estabelece a Política de Privacidade de Dados Pessoais. Ao utilizar este site, você concorda com a coleta e tratamento de seus dados pessoais por meio de formulários e cookies.

Ciente
Noticias

Banca de DEFESA: ANDRÉ NUNES DE AZEVEDO

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: ANDRÉ NUNES DE AZEVEDO
DATA: 30/11/2022
HORA: 15:00
LOCAL: Laboratório de Informática do DCI/UFS.
TÍTULO: A EXPERIÊNCIA DO USUÁRIO DA LIVRARIA DIGITAL DA EDITORA UFS: um estudo interdisciplinar entre a Arquitetura da Informação e o Design Gráfico.
PALAVRAS-CHAVES: arquitetura da Informação, Ciência da Informação, Design Gráfico, experiência do usuário, editora universitária.
PÁGINAS: 183
GRANDE ÁREA: Ciências Sociais Aplicadas
ÁREA: Ciência da Informação
RESUMO:

Esta dissertação tem como lócus de investigação a editora universitária, a qual abrigaa Livraria digital da Editora da Universidade Federal de Sergipe-UFS, que produz e
dissemina os resultados das pesquisas científicas de uma instituição de ensino supe-rior. Apesar da Livraria da Editora UFS disponibilizar seus livros digitais gratuitamente,
a plataforma utilizada gera dificuldades aos usuários para seguirem o fluxo e chega-rem ao download do livro, o que pode comprometer o acesso à livraria e a seu conte-údo e gerar uma experiência negativa para os usuários. Diante desse contexto, o pro-blema de pesquisa foi: como melhorar a aquisição de livros da livraria digital da Editora
UFS por meio da aplicação dos conceitos de experiência do usuário e da arquiteturada informação? Assim, delineou-se como objetivo geral do estudo: desenvolver umanova interface gráfica para a Livraria digital da Editora UFS, com base nos conceitosdos campos do Design e Ciência da Informação, visando melhorar a experiência dousuário. São objetivos específicos: a) identificar a percepção dos usuários em relação
à Livraria digital da Editora UFS; b) realizar um estudo de similares de sites equiva-lentes ao da Livraria Digital da Editora UFS; c) elaborar as telas relativas ao novo fluxo
de aquisição de obras na livraria digital da Editora UFS; d) criar um protótipo de alta
fidelidade com aplicação do novo fluxo nas telas para o site da Livraria Digital da Edi-tora UFS. Para tanto, realizou-se pesquisa exploratória-descritiva, do tipo estudo de
caso, com abordagem quali-quantitativa. Usou-se aplicação de questionários commembros da comunidade universitária da UFS e também foi realizada uma entrevista.O Projeto teve aprovação pelo Comitê de Ética em pesquisa em Seres Humanos daUFS. Ao final, foi elaborado um relatório técnico-conclusivo compreendendo todo odesenvolvimento da proposta de design para o site da Livraria da Editora UFS, combase nas heurísticas de Nielsen e na User Experience.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 1820310 - GERMANA GONCALVES DE ARAUJO
Interno - 791.532.595-72 - PABLO BOAVENTURA SALES PAIXÃO
Externo à Instituição - RONALDO FERREIRA DE ARAÚJO

Notícia cadastrada em: 21/11/2022 15:38
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação/UFS - - | Copyright © 2009-2024 - UFRN - bigua1.bigua1 v3.5.16 -r19130-f2d2efc73e