Banca de DEFESA: RENATA MARIA DOS SANTOS

DISCENTE: RENATA MARIA DOS SANTOS
DATA: 28/11/2022
LOCAL: Sala virtual: https://meet.google.com/gvw-nokc-tpe?hs=224
TÍTULO: A (RES) SIGNIFICAÇÃO DO RÁDIO DENTRO DO PROCESSO EDUCACIONAL DE CÍCERO DANTAS - BAHIA NA PERSPECTIVA DO LETRAMENTO INFORMACIONAL E MIDIÁTICO.
PALAVRAS-CHAVES: programa de rádio; letramento informacional e midiático; programa educacional; ensino fundamental II - Cícero Dantas.
GRANDE ÁREA: Ciências Sociais Aplicadas
ÁREA: Ciência da Informação

Fornecer uma educação significativa e de qualidade nacontemporaneidade é um desafio que se impõe, ainda mais intensamente, nasrealidades de desigualdade de acesso às Tecnologias da Informação e daComunicação. Com base nessa compreensão, esta pesquisa objetivou elaborarepisódios de rádio (para exibição no Youtube), infográficos e podcasts para aorientação da pesquisa científica no âmbito escolar, partindo do diagnóstico dainiciativa em curso realizada na cidade de Cícero Dantas – Bahia, de modo a promovero Letramento Informacional e Midiático bem como (res)significar a importância damídia rádio, de caráter tão democrático, para o processo educacional. A ancoragemteórica se situa nas discussões sobre a contribuição do programa educacional de rádiopara a educação científica de alunos do ensino fundamental II, na perspectiva doreferido letramento. Os procedimentos metodológicos utilizados foram a pesquisabibliográfica e o estudo de caso, sendo seus objetivos descritivos e exploratórios, deanálise qualitativa e natureza aplicada. Seus resultados foram pautados nodiagnóstico do programa educacional de rádio “Educação & Superação nas Terras doBom Conselho”, identificando a principal lacuna referente à pesquisa escolar e aconstrução do conhecimento. Como produto, foram apresentadas propostas deintervenção através da construção dos episódios de rádio 87, 88 e 89, disponibilizadosatravés de links (podcast e Youtube), bem como a elaboração de uma cartilhaintitulada “Educação & Superação nas Terras do Bom Conselho”, no formato editorialapresentando o conteúdo destes episódios junto com os infográficos. Espera-se queesta pesquisa possa fomentar os estudos sobre a temática, principalmente no quetange à utilização do rádio dentro do processo educacional, tendo em vista que ofenômeno social da informação demanda a diversificação das fontes de pesquisa, e orádio, dada a sua importância histórica, o seu caráter pedagógico e o seu alcanceamplamente democrático, tem o condão de continuar contribuindo significativamentecom a formação humana, conforme ocorrera na Rede Municipal de Ensino de CíceroDantas – Bahia.

Externo à Instituição - BARBARA COELHO NEVES
Presidente - 1709185 - JANAINA FERREIRA FIALHO COSTA
Interno - 791.532.595-72 - PABLO BOAVENTURA SALES PAIXÃO

Notícia cadastrada em: 21/11/2022 15:21