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Banca de DEFESA: VALDICEIA DE JESUS CARDOSO PINHEIRO

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: VALDICEIA DE JESUS CARDOSO PINHEIRO
DATA: 28/10/2021
HORA: 17:30
LOCAL: Link:meet.google.com/xxt-ifjo-jnh
TÍTULO: Competência em informação no contexto da desinformação: um estudo de caso da formação dos discentes no Campus de Laranjeiras da Universidade Federal de Sergipe.
PALAVRAS-CHAVES: biblioteca universitária; competência em informação; desinformação.
PÁGINAS: 119
GRANDE ÁREA: Ciências Sociais Aplicadas
ÁREA: Ciência da Informação
RESUMO:

A internet e as mídias sociais propiciam o acesso e o compartilhamento de um
volume exacerbado de informações, contudo, essas informações nem sempre
possuem seu conteúdo baseado em fatos, ou seja, são inverossímeis, causando
desinformação, que consiste em informação falsa produzida com ou sem intenção
de prejudicar alguém ou algum grupo. Assim, é relevante para o indivíduo o
desenvolvimento de competência em informação, pois esta possibilita o estímulo da
cidadania através do fomento da autonomia de práticas críticas e éticas no ambiente
informacional para diferentes comunidades e em múltiplos contextos. Nesse sentido,
a universidade, como instituição promotora de saberes através do ensino, pesquisa
e extensão, tem em sua biblioteca um centro de aprendizagem pelo qual atua na
promoção do conhecimento de fontes e no reconhecimento de desinformação.
Diante disso, surgiram indagações sobre como a BICAL poderia contribuir para a
(in)formação dos alunos do Campus de Laranjeiras/SE. Será que a estruturação de
um serviço de orientação e uso de informação contemplará esta demanda? A busca
por informações genuínas não é uma tarefa simples, visto que é necessário dispor
de competências para o seu acesso e uso. Tem-se como objetivo deste estudo a
realização de uma ação formativa para promover o desenvolvimento de competência
em informação junto aos discentes do CAMPUSLAR/UFS, através da mediação de
conhecimentos que auxiliem no reconhecimento da desinformação. Essa pesquisa
se caracteriza como um estudo exploratório e descritivo, com método de estudo de
caso e abordagem quali-quantitativa. Como levantamento de dados por meio de
pesquisa bibliográfica para mapeamento de fontes que abordem: o acesso, a
mediação e o uso da informação; desinformação, competência e letramento
informacional. Para coleta de dados, aplicou-se questionário online semiestruturado
para discentes dos cursos de graduação e pós-graduação do CAMPUSLAR/UFS.
Constatou-se que, apesar dos discentes compreenderem a desinformação como
algo inverídico e prejudicial à sociedade, a maioria não se sente apta a reconhecêla,
como também desconhecem as técnicas para elaborar uma busca eficiente e em
fontes de informações confiáveis. Essa condição contribui para uma formação
deficitária, do ponto de vista informacional, bem como para a proliferação e o
compartilhamento de notícias ou informações inverídicas. Mediante estes resultados,
pôde-se concluir que a biblioteca cumpre seu papel de provedora de acesso à
informação e que o bibliotecário é o profissional dotado de habilidades necessárias
para nortear o usuário na formação de competência em informação, propôs-se,
como produto desse estudo, um vídeo animado contendo orientações para a
identificação de desinformação e, assim contribuir para o desenvolvimento de
raciocínios críticos na constituição da cidadania.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 1707618 - CRISTINA DE ALMEIDA VALENCA CUNHA BARROSO
Externo à Instituição - MARIANNA ZATTAR BARRA RIBEIRO
Interno - 791.532.595-72 - PABLO BOAVENTURA SALES PAIXÃO

Notícia cadastrada em: 18/10/2021 18:11
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