A UFS preocupa-se com a sua privacidade

A UFS poderá coletar informações básicas sobre a(s) visita(s) realizada(s) para aprimorar a experiência de navegação dos visitantes deste site, segundo o que estabelece a Política de Privacidade de Dados Pessoais. Ao utilizar este site, você concorda com a coleta e tratamento de seus dados pessoais por meio de formulários e cookies.

Ciente
Noticias

Banca de DEFESA: ÉRICA MARIZA CORREIA

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: ÉRICA MARIZA CORREIA
DATA: 20/10/2021
HORA: 14:00
LOCAL: meet.google.com/ied-poyg-dgj
TÍTULO: BIBLIOTECA ESCOLAR: ANÁLISE QUALITATIVA NA BDTD DE UMA DÉCADA DE PRODUÇÃO DE CONHECIMENTO NAS ÁREAS DE CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO, EDUCAÇÃO E LETRAS (2010-2020).
PALAVRAS-CHAVES: biblioteca escolar; ciência da informação; educação; letras; letramento informacional.
PÁGINAS: 174
GRANDE ÁREA: Ciências Sociais Aplicadas
ÁREA: Ciência da Informação
RESUMO:

A presente dissertação destaca a biblioteca escolar como espaço essencial para a construção
do saber, para o acesso à informação e para a melhoria da qualidade do ensino, por intermédio
do incentivo à leitura, à pesquisa, ao letramento e ao desenvolvimento crítico e interpretativo
de cada educando, o qual já é possuidor de saberes e experiências intrínsecas. Aponta como
problema de pesquisa: Como as dissertações e teses das áreas de Ciência da Informação,
Educação e Letras apresentam a temática da biblioteca escolar? Para tanto, o objetivo geral é
apresentar o estado da arte da temática da biblioteca escolar nas referidas áreas do
conhecimento, tendo como ponto de corte a Lei nº 12.244/2010. Como objetivos específicos
estão: demonstrar os benefícios da biblioteca escolar no contexto da aprendizagem nas áreas
de Ciência da Informação, Educação e Letras; desenvolver uma cartilha de orientação para os
professores dos cursos de Educação e Letras da Universidade Federal de Sergipe; e replicar e
promover a divulgação da cartilha, com o objetivo de ampliar o conhecimento dos professores
sobre o potencial da biblioteca escolar na aprendizagem. Essa promoção difunde, assim, o
papel benéfico da biblioteca escolar no processo de desenvolvimento do letramento
informacional, além de destacá-la como um espaço enriquecedor e promotor de uma
aprendizagem mais significativa e com potencial de tornar a educação mais igualitária. A
pesquisa é aplicada com abordagem qualitativa, além de ser bibliográfica e descritiva, a qual
apresenta o estado da arte sobre a temática da biblioteca escolar na Biblioteca Digital
Brasileira de Teses e Dissertações entre os anos de 2010 a 2020. A confecção da cartilha é o
produto final do mestrado profissional sobre a biblioteca escolar como espaço de
aprendizagem, a qual será disponibilizada aos docentes dos Departamentos do Centro de
Educação e Ciências Humanas da Universidade Federal de Sergipe, e para os docentes do
Colégio de Aplicação, pertencente à mesma instituição. O acesso às bibliotecas, desde cedo,
torna os indivíduos mais autônomos e protagonistas da sua própria aprendizagem e, deste
modo, amplia o aspecto cultural, social e humano inerente a todo indivíduo, o qual precisa
saber lidar com a complexidade da existência. Conclui-se, então, que o letramento do cidadão
pela leitura o torna adaptável ao aprendizado ao longo da vida, além de um leitor crítico das
diversas práticas sociais, sendo ativo e desenvolvendo-se para além do âmbito escolar. Por
fim, faz-se necessário ampliar estudos futuros na temática da biblioteca escolar, visto que se
mostrou significativa e que requer maior visibilidade perante as diferentes áreas do
conhecimento.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 1709185 - JANAINA FERREIRA FIALHO COSTA
Externo ao Programa - 1033061 - NILIANE CUNHA DE AGUIAR
Interno - 2159861 - RENATA FERREIRA COSTA BONIFÁCIO

Notícia cadastrada em: 06/10/2021 14:19
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação/UFS - - | Copyright © 2009-2024 - UFRN - bigua1.bigua1 v3.5.16 -r19130-f2d2efc73e