Banca de DEFESA: MANUELA DO NASCIMENTO SILVA

DISCENTE: MANUELA DO NASCIMENTO SILVA
DATA: 26/07/2021
LOCAL: sala virtual: https://meet.google.com/fko-ctvr-kfr
TÍTULO: Política de Gestão Documental na Coordenação Geral de Protocolo e Arquivo do Instituto Federal de Sergipe: Documento-Metodológico de Adoção Universal nos Fundos Documentais Custodiados”, assim como uma via do produto: “Política e Programa de Gestão Documental do Instituto Federal De Sergipe (IFS).
PALAVRAS-CHAVES: Gestão documental; Arquivo; Institutos Federais; Acervo documental; Arquivologia.
GRANDE ÁREA: Ciências Sociais Aplicadas
ÁREA: Ciência da Informação

A aplicação da Gestão da Informação e do Conhecimento nas organizações atuais é um recurso basilar, com ela é possível identificar as fontes de informação, serviços e produtos semânticos da informação, assim como os fluxos informacionais. Este trabalho discorre sobre a intervenção especializada na gestão de acervos documentais pertencentes aos fundos do Instituto Federal de Sergipe, por meio da Coordenação Geral de Protocolo e Arquivo. A medida gestora visou implementar a gestão documental, baseada na metodologia de gestão por processos, para gerenciamento a menor custo e mais eficaz, o controle, padronização, avaliação e sistematização dos documentos para posterior eliminação e/ou recolhimento dos documentos. Com a pesquisa de abordagem qualitativa de cunho descritivo, que teve como procedimentos técnicos a pesquisa bibliográfica, que engloba a área da Arquivologia, mais precisamente a gestão documental, e a Administração, com gestão por processo, com posterior planejamento e aplicação de plano de ação e desenvolvimento de produto gestor. A pesquisadora, alinhada à pesquisa-ação, refletiu sobre os processos de gestão documental da instituição. De forma coletiva e colaborativa com a equipe da Coordenação Geral de Protocolo e Arquivo, buscou-se padronizar os conjuntos de atividades realizadas, de forma interligada e relacionada, no decorrer da gestão documental. Nesse sentido, desenvolveu-se à Política de Gestão de Documentos do Instituto Federal de Sergipe, instrumento responsável por instituir a normatização e padronização dos processos de trabalhos imprescindíveis para a organização e recuperação dos documentos arquivísticos, atendendo a legislação que a regula. Além do Programa de Gestão Documental do Instituto Federal de Sergipe, que viabiliza o acesso à informação em fontes fidedignas e seguras de acordo com a necessidade individual ou da instituição, transformando-a em novos conhecimentos organizacionais. Utilizando os fundamentos na gestão por processo, constituiu-se os procedimentos gerais da gestão documental, compostos pelo seu sistema de governança, modelo e cadeia de valor, mapeamento e modelagem dos processos, junto com os instrumentos e ferramentas utilizadas para a aplicabilidade da gestão e instruções de trabalho. Conclui que a metodologia da gestão por processo deve ser o subsídio para a implementação da gestão documental no Instituto Federal de Sergipe, em uma perspectiva sistêmica, de forma a rastrear os fluxos de documento, em prol da racionalização e economicidade, apoio à toma de decisão, além da transparência e acesso à informação.

Interno - 791.532.595-72 - PABLO BOAVENTURA SALES PAIXÃO
Externo à Instituição - RUBEM BORGES TEIXEIRA RAMOS
Presidente - 1698540 - VALERIA APARECIDA BARI

Notícia cadastrada em: 13/07/2021 19:13