Banca de DEFESA: LARISSA VALESKA DO NASCIMENTO LEAL

DISCENTE: LARISSA VALESKA DO NASCIMENTO LEAL
DATA: 03/11/2020
LOCAL: https://meet.google.com/omx-rtri-sfz
TÍTULO: MEDIAÇÃO DA INFORMAÇÃO E SERVIÇO DE REFERÊNCIA VIRTUAL NA BIBLIOTECA CENTRAL DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE SERGIPE: CONSTRUÇÃO DE PROTÓTIPO E MANUAL A PARTIR DO DESIGN .THINKING.
PALAVRAS-CHAVES: Biblioteca universitária. Mediação da informação. Serviço de referência virtual. Design thinking.
GRANDE ÁREA: Ciências Sociais Aplicadas
ÁREA: Ciência da Informação

Essa pesquisa aborda a mediação da informação no serviço de referência virtual em bibliotecas universitárias. Parte do princípio de que é nesse serviço que se exerce com propriedade a mediação da informação explícita e para a qual o bibliotecário de referência tem atuação primordial visando suprir as necessidades informacionais dos usuários com o objetivo final de gerar a apropriação da informação da comunidade universitária. O problema levantado nessa pesquisa é: como a BICEN pode desenvolver a mediação da informação junto aos usuários, através da criação de um serviço de referência virtual? A partir disso, o objetivo principal é analisar a mediação da informação no serviço de referência virtual em bibliotecas universitárias a fim de propor a implementação desse serviço na Biblioteca Central da UFS. Como objetivos específicos foram estabelecidos: compreender a mediação da informação como processo inerente ao serviço de referência; caracterizar o Sistema de Bibliotecas da Universidade Federal de Sergipe (SIBI/UFS) com base nos critérios da IFLA e da ALA; relacionar as necessidades da DIALE – UFS para criação do serviço de referência virtual; elaborar um protótipo do Serviço de Referência Virtual da BICEN/UFS, como modelo para o SIBIUFS, a partir do design thinking; elaborar um manual para implementação de um serviço de referência virtual em bibliotecas universitárias. Trata-se de pesquisa de mestrado profissional caracterizada como descritiva, com método de estudo de caso, de abordagem qualitativa, que se valeu da técnica de grupo focal para coleta de dados através da entrevista focal online, utilizando a análise de conteúdo de Bardin para a análise dos resultados conforme os objetivos traçados. Ao final, foram analisadas as possibilidades de articulação entre os resultados de modo a propor, como produto da seguinte pesquisa, um protótipo para o Serviço de Referência Virtual para a BICEN e consequentemente para as demais bibliotecas do SIBIUFS, a estruturação do plano de ação para implementação dessa modalidade do serviço de referência na biblioteca universitária com base nos critérios da IFLA e da ALA e a elaboração do manual para implementação do serviço de referência virtual em bibliotecas universitárias contendo as diretrizes da IFLA e da ALA para esse serviço. Por fim, considera-se o serviço de referência como serviço primordial e essencial para promoção da mediação da informação com os usuários da biblioteca através das ações que esse serviço desenvolve e executa, de modo a proporcionar a geração, o uso e o compartilhamento da informação e do conhecimento na universidade.

Presidente - 2101193 - MARTHA SUZANA CABRAL NUNES
Interno - 2939765 - TELMA DE CARVALHO
Externo à Instituição - WATTSON JOSÉ SAENZ PERALES

Notícia cadastrada em: 22/10/2020 12:07