Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: DANIELA CERQUEIRA MORAES
DATA: 29/11/2016
HORA: 09:30
LOCAL: MINI AUDITÓRIO DO CCSA
TÍTULO: O USO DA AVALIAÇÃO DE DESEMPENHO INDIVIDUAL COMO FERRAMENTA DE DESENVOLVIMENTO DE PESSOAS: ESTUDO DE CASO NA FIOCRUZ
PALAVRAS-CHAVES: Gestão de Pessoas na Administração Pública Federal, Avaliação de Desempenho Individual, Desenvolvimento Profissional, Fiocruz.
PÁGINAS: 120
GRANDE ÁREA: Ciências Sociais Aplicadas
ÁREA: Administração
SUBÁREA: Administração Pública
RESUMO:
A pesquisa aborda o uso da avaliação de desempenho individual como ferramenta para promover o desenvolvimento profissional dos servidores da FIOCRUZ, no contexto em que a maioria das organizações públicas utilizam a avaliação apenas para cumprimento de requisitos legais. O embasamento teórico revisou a formação histórica dos modelos gerenciais do Estado brasileiro e sua influência na evolução dos modelos de gestão de pessoas e de avaliação de desempenho na administração pública federal. Lançados esses referenciais analíticos, desenvolve-se um estudo de caso com objetivo de analisar os processos de avaliação de desempenho e desenvolvimento, produzir diagnóstico sobre a execução desses processos e propor plano de ação para que a avaliação de desempenho individual da FIOCRUZ seja utilizada como ferramenta para o desenvolvimento dos seus servidores. Utilizando-se da pesquisa descritiva, bibliográfica, documental e de campo, coletou-se os dados através da observação participante, dos documentos institucionais e das entrevistas semiestruturadas. Os resultados revelaram que apesar da instituição realizar o processo de avaliação de desempenho há mais de quinze anos, o modelo ainda apresenta limitações que comprometem a equivalência dos resultados à realidade organizacional, impedindo a sua utilização como insumo para desenvolvimento da força de trabalho. Desvincular a remuneração mensal do processo de avaliação, sincronizar o ciclo avaliativo à programação orçamentária, melhorar o sistema de informação gerencial e conscientizar avaliados e lideranças, foram algumas das alternativas apresentadas para mudar o foco do processo de resultados para desenvolvimento profissional.