Um dos grandes entraves no ensino de Língua Portuguesa é a prática leitora, fundamental para instigar o fomento à leitura, para que os discentes se tornem críticos e autônomos diante da linguagem letrada. Partindo deste pressuposto, o trabalho busca desenvolver uma prática intervencionista de retextualização centrada na figura do super-herói. Trata-se de uma proposta de reflexão e compreensão leitora dos gêneros multimodais, a partir de estratégias voltadas à oralidade com atividades didáticas inclusivas, uma vez que é notória a dificuldade dos educandos em compreender e interpretar textos, e principalmente a prática leitora, pois, se a leitura não se efetiva, a expressão oral e a escrita em situações de interação são dificultadas. Assim, a retextualização apresenta uma possibilidade para desenvolver o multiletramento e produzir outras narrativas. Diante disso, o objetivo geral desta pesquisa é desenvolver a competência leitora a partir do processo de retextualização do conto ao podcast, da modalidade escrita para a oral, através de uma sequência didática, reconhecendo o processo de reescritura como instrumento articulador da prática leitora e produção letrada. Nesse viés, trata-se de um projeto voltado à produção de Podcast (através do aplicativo Anchor), a partir da retextualização de contos autorais de super-heróis. Para isso, a metodologia deste trabalho seguiu uma abordagem qualitativa com natureza interventiva da pesquisa-ação ancorada em: Thiollent (2011), sendo que o processo de retextualização foi fundamentado em Marcuschi (2018) e Solé (2008). Também integram o referencial teórico: Marcuschi (2001; 2010), Araújo (2007), Rojo (2001; 2012), Kleiman (2002; 2007), Solé (2008), Ramalho e Haussman (2018), Campbell (1991; 1997), Ramos (2010) entre outros. Para o tratamento dos dados, serão utilizados os estudos de Ramalho e Haussman (2018), Marcuschi (2001; 2010), Campbell (1991; 1997) e Solé (2008). O produto final trata-se de uma sequência didática “Do conto ao podcast”, que poderá ser trabalhada, em sala de aula, através de atividades de retextualização, com o intuito de contribuir para a formação e prática leitora do aluno em língua portuguesa.
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