Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: JOSÉ ALEXANDRE DOS SANTOS
DATA: 13/08/2015
HORA: 15:00
LOCAL: Miniauditório
TÍTULO: LEITURA LITERÁRIA DA POESIA AFRO-BRASILEIRA, ATRAVÉS DE HIPERTEXTOS, NO ENSINO BÁSICO
PALAVRAS-CHAVES: Literatura. Lei Federal nº 10.639/03. PCN. Letramento literário e hipertextos.
PÁGINAS: 104
GRANDE ÁREA: Lingüística, Letras e Artes
ÁREA: Letras
SUBÁREA: Literatura Brasileira
RESUMO:
Pretende-se, com este projeto de pesquisa e de intervenção pedagógica, contribuir com a leitura e o ensino da poesia afro-brasileira, tendo como parâmetro o que preceituam os PCNs (1998) e a lei 10.639/03 do governo federal, que tornou obrigatória a inserção nos currículos escolares do ensino básico de conteúdos sobre história e cultura africana e afro-brasileira, e as demandas dos movimentos sociais que clamam por uma educação capaz de promover um novo olhar sobre as relações sociais, culturais, étnicas, raciais e religiosas e, ao mesmo tempo, desmistificar e romper com a visão educacional eurocêntrica e etnocêntrica que tem contribuído para a disseminação nefastamente racista, preconceituosa e discriminatória quanto à cultura e à sociabilidade dos negros e seus descendentes no Brasil, apoiando-se em estudos pedagógicos, literários, sociológicos e antropológicos, desenvolvidos por estudiosos como Munanga (2005), Gomes (2001), Candido (1995), Duarte (2010), Bernd (2011), Freire (1980) e Gadotti (2010). Concomitantemente, pretende-se, também, sugerir caminhos para o processo de letramento literário, amparado em recortes teóricos, desenvolvidos por pesquisadores e intelectuais pedagogos, como Kleiman (2005), Zilberman (1993), Soares (2003) Cosson (2009), Gomes (2014) e Cereja (2005), através de hipertextos, segundo estudos de Levy (1993), Marcuschi e Xavier (2004), principalmente.