Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: LUCICLEIDE COSTA ROCHA
DATA: 22/08/2014
HORA: 16:00
LOCAL: Laboratório de Pesquisa em Letras - Bloco A
TÍTULO: LEITURA E COMPREENSÃO TEXTUAL NA REDE PÚBLICA: UMA PROPOSTA PARA O 6º ANO A PARTIR DE JOGOS ON-LINE
PALAVRAS-CHAVES: Gêneros textuais, leitura, compreensão, jogos on-line.
PÁGINAS: 37
GRANDE ÁREA: Lingüística, Letras e Artes
ÁREA: Letras
SUBÁREA: Língua Portuguesa
RESUMO:
Esta dissertação tem como objetivo a elaboração de uma proposta pedagógica para o trabalho com a leitura e compreensão de alguns gêneros textuais mais contemplados nos manuais didáticos do 6º ano do ensino fundamental disponíveis para a rede pública de ensino através do PNLD. Tal trabalho está pautado nas novas concepções de leitura e letramento digitais a partir de jogos on-line como recurso pedagógico eficaz no desenvolvimento da competência leitora dos estudantes tomando como premissa uma nova realidade enfrentada pelas escolas na atualidade: a realidade virtual. Para a realização do trabalho serão utilizados os doze livros didáticos escolhidos pelo PNLD, através dos quais será feito um levantamento dos gêneros mais recorrentes que subsidiarão a elaboração do jogo. Como aparato teórico, foram utilizadas concepções sobre os gêneros textuais e/ou discursivos e leitura alicerçadas nos postulados de Baktin (1997), Marcuschi (1996, 2008), Koch (2002), Antunes (2003), Leffa (1996), entre outros; sobre as novas tecnologias na educação, pautamo-nos nos estudos de Xavier (2013), Ziberman (2009), Brito & Sampaio (2013), além das concepções e orientações para o ensino de língua materna propostos pelos PCNs (3º e 4º ciclos do ensino fundamental).