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Banca de DEFESA: MARLENE SANTANA DOS SANTOS

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: MARLENE SANTANA DOS SANTOS
DATA: 28/02/2024
HORA: 10:00
LOCAL: AUDITÓRIO DE LETRAS
TÍTULO: O MINICONTO MULTIMODAL: POTENCIALIDADES DO GÊNERO PARA UMA PRÁTICA TRANSFORMADORA NO ENSINO FUNDAMENTAL
PALAVRAS-CHAVES: Gêneros da linguagem; miniconto multimodal; leitura; letramento crítico; prática transformadora.
PÁGINAS: 102
GRANDE ÁREA: Lingüística, Letras e Artes
ÁREA: Lingüística
RESUMO:

As mudanças no campo das linguagens, também resultantes das práticas sociais dos mundos virtuais e presenciais, estão presentes em diversos contextos, proporcionando o surgimento de novos gêneros em decorrência das necessidades das práticas discursivas vigentes. Discutir sobre os conceitos de gêneros discursivos (Bakhtin, 2003), gêneros da linguagem [(Larsen-Freeman; Cameron, 2008), (Paiva,2019)] e de multimodalidade (Rojo; Moura, 2012) contribuem para o entendimento desses gêneros emergentes, como é o caso do miniconto multimodal aqui abordado como mediador de formação leitora na educação básica. Enfrentar o panorama atual de práticas digitais frente às implicações da falta de competência leitora nas turmas de alunos das séries finais do ensino fundamental é um grande desafio e objetivo deste trabalho. Diante disso, esta pesquisa-ação apresenta uma abordagem didático-pedagógica com minicontos multimodais motivados através da escrita peculiar de Marina Colasanti (2010 [1986]), a minificção, sob o olhar das nuances que a figura feminina enfrenta na vida atual, para contribuir com a promoção da proficiência leitora e letramento crítico dos alunos e alunas. Amplia-se o desenvolvimento de práticas discursivas e de transformação social conforme as bases teóricas de Fairclough (2001) e Paulo Freire (1991). Ademais, Candido (2004) e Cosson (2014) justificam, aqui, a prática leitora literário para a compreensão do mundo real. Kleiman (2009), Lopes-Rossi (2005), Solé (1998) e outros colaboradores trazem ações pedagógicas de leitura e escrita e de abordagem com o gênero supracitado. Ancorado nos pressupostos metodológicos da pesquisa-ação, com a contribuição de Bortoni-Ricardo (2008) e David Tripp (2005), o presente trabalho foi desenvolvido em uma turma do 9º ano de uma escola pública localizada no município de Paripiranga/BA. O caminho metodlógico de interveção deu-se pela aplicação da Sequência Didática Minicontos na vida: refletir e transformar, que resultou em um Caderno Pedagógico. O diagnóstico de leitura, a aplicação da proposta pedagógica trouxeram resultados e perspectivas, como práticas leitoras emancipadoras e práticas de leitura e escrita, que possibilitaram novas perspectivas de mudança social junto ao protagonismo e representação da figura feminina.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 2422200 - TAYSA MERCIA DOS SANTOS SOUZA DAMACENO
Interno - 1061394 - ADRIANA DALLA VECCHIA
Externo ao Programa - 1787739 - FLAVIA FERREIRA DA SILVA ROCHA

Notícia cadastrada em: 05/02/2024 10:44
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