Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: CREDILZA MARQUES PEREIRA
DATA: 25/08/2023
HORA: 14:00
LOCAL: presencial/DID 07 SALA 302
TÍTULO: METÁFORA CONCEPTUAL EM PROVÉRBIO: DO CONTEXTO AO INTERTEXTO NUMA PROPOSTA DE PRODUÇÃO DO ARTIGO DE OPINIÃO PARA O 9º ANO
PALAVRAS-CHAVES: artigo de opinião; escrita; metáfora conceptual; provérbio.
PÁGINAS: 78
GRANDE ÁREA: Lingüística, Letras e Artes
ÁREA: Lingüística
SUBÁREA: Teoria e Análise Lingüística
RESUMO:
Objeto de estudo da Linguística Cognitiva, a metáfora conceptual resulta de domínios conceptuais projetados das experiências dos indivíduos, que interagem com o mundo das coisas para explicar fenômenos linguísticos. Portadora de significados, pode ser trabalhada no contexto escolar para facilitar o processo de escrita, sobremaneira quando considerada a partir de uma dinâmica que valorize o lúdico e os aspectos culturais de uma dada comunidade. Pensando na prática escolar e na dificuldade manifestada pelo aluno na produção textual, este trabalho busca, por meio de atividades centradas na exploração da metáfora conceptual inerente a oito provérbios veiculadores de violência contra a mulher, promover a escrita – processual e lúdica – do gênero artigo de opinião. Metodologicamente, tal proposta, a ser aplicada junto a uma turma do 9˚ ano da Escola Municipal Professor Edgar Santos, em Crisópolis-BA, materializa-se em uma trilha didática composta por cinco módulos: 1) Os primeiros passos da trilha; 2) Pé na estrada: conhecendo o gênero provérbio; 3) Parada para descanso: jogo Pega Provérbio; 4) Pé na estrada; e 5) Ponto de chegada. Em termos teóricos, ganham destaque, entre outros, estudos como os de: i) Lakoff e Johnson (1986), Turner (1996) e Chiavegatto (2002), que realçam aspectos afetos à natureza conceptual das metáforas; ii) Xantara (2010) e Sousa (2019), sobre o valor sociocultural dos provérbios; e iii) Kleiman (2016), Koch (2022), Passarelli (2004, 2012) e Antunes (2003), denodadas pesquisadoras do estatuto da leitura/interpretação, produção e avaliação do texto escrito, chave-mestra do percurso educacional. A aplicação dessa trilha resultará em um Caderno Pedagógico que visa colaborar com educadores de língua materna, despertando-lhe outras iniciativas de melhoria no trato com o lúdico e o processual na produção escrita.