Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: MARIA CONCEIÇÃO OLIVEIRA DA PAZ
DATA: 01/08/2023
HORA: 14:00
LOCAL: presencial / sala 402 na didática 7
TÍTULO: LEITURA DE CONTOS E CRIAÇÃO ESCRITA: UM CONVITE À FRUIÇÃO LITERÁRIA
PALAVRAS-CHAVES: Conto; Literatura; Humanização; Ensino.
PÁGINAS: 40
GRANDE ÁREA: Lingüística, Letras e Artes
ÁREA: Letras
RESUMO:
O presente trabalho tem como objetivo propor estratégias de ensino por meio da leitura e análise de contos literários, na perspectiva de ampliar o acesso de estudantes do 8 ano do ensino fundamental à literatura. Além disso, pretende-se, a partir da prática do estudo do gênero conto, desenvolver a humanização nos educandos no intuito de conduzi-los ao prazer do texto literário e sua fruição. Para tanto, tomam-se como referenciais teóricos estudos de Solé (1998) e Leffa (2012) para discutir noções de compreensão leitora; consideram-se, principalmente, as contribuições de Passarelli (2012) para tratar de produção escrita; a discussão sobre literatura como instrumento de humanização está centrada em abordagens feitas por Candido (2011), Barthes (2015) e Todorov (2009); os autores Cortázar (2006), Goltib (2004) e Moisés (2006) nos ajudam a compreender o gênero conto. Em termos metodológicos, propõe-se o trabalho com sequência didática, sendo constituída por dez aulas, de modo que permita aos estudantes realizar a leitura de contos de diferentes autores e temáticas a fim de que, ao final, sintam-se motivados a produzir indicações literárias a serem publicizadas no ambiente escolar. Espera-se que este projeto de intervenção possa ter um resultado significativo ao ponto de promover o encantamento dos alunos por texto literário, possibilitando a eles assumir uma atitude crítica diante daquilo que está lendo e refletindo sobre sua realidade. Ademais, esta pesquisa poderá ser socializada, bem como seus resultados, com professores de língua portuguesa como possibilidades de ressignificar o trabalho com texto literário do tipo conto, pois a literatura precisa fazer parte do universo escolar dos estudantes e dos contextos de sua vida.