A UFS preocupa-se com a sua privacidade

A UFS poderá coletar informações básicas sobre a(s) visita(s) realizada(s) para aprimorar a experiência de navegação dos visitantes deste site, segundo o que estabelece a Política de Privacidade de Dados Pessoais. Ao utilizar este site, você concorda com a coleta e tratamento de seus dados pessoais por meio de formulários e cookies.

Ciente
News

Banca de DEFESA: ROSANA SANTOS CARDOSO

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: ROSANA SANTOS CARDOSO
DATA: 21/08/2023
HORA: 15:30
LOCAL: Presencial
TÍTULO: NASAIS NA GANGORRA: ESTRATÉGIAS LÚDICAS PARA TRABALHAR DESINÊNCIAS VERBAIS DE PASSADO E DE FUTURO
PALAVRAS-CHAVES: Oralidade e escrita; desinências verbais; história em quadrinhos.
PÁGINAS: 85
GRANDE ÁREA: Lingüística, Letras e Artes
ÁREA: Letras
SUBÁREA: Língua Portuguesa
RESUMO:

O presente trabalho faz uma análise da produção escrita dos alunos do 6º ano do Ensino Fundamental do Colégio Estadual “Dr. Antônio Garcia Filho”, localizado no município de Umbaúba/SE, focalizando as dificuldades em grafar as desinências verbais que indicam pretérito e as que indicam futuro. Os dados de escrita produzidos pelos alunos demonstraram que os alunos apresentam dificuldade em escolher a forma verbal adequada por não saberem qual forma indica passado e qual forma indica futuro, já que as desinências, foneticamente, são muito semelhantes, o que insere esse trabalho de pesquisa e intervenção na área da morfofonologia. Com o intuito de dirimir tais erros, desenvolvemos um produto pedagógico chamado “Gangorra das nasais” que visa criar meios para a distinção da escrita desses verbos de forma lúdica. Para garantir a aderência do alunado, apoiamos-nos também no gênero história em quadrinhos (HQ). A pesquisa, no que concerne aos aspectos morfológicos, tem como aporte teórico: Camara Jr (2020), Bechara (2019) e Cunha e Cintra (2019). No que diz respeito às questões fonético/fonológicas, temos como base os estudos de Cagliari (2002), Seara; Nunes; Lazzarotto-Volcão (2019) e Cristófaro-Silva (2021). Para a escolha das HQs, temos o suporte teórico de Schneuwly e Dolz (2004) e Marcuschi (2008), que compreendem os gêneros textuais como “megainstrumentos” que favorecem o aprendizado dos alunos. A partir da aplicação das atividades propostas, inferimos que quando o discente tem as opções da escrita geralmente e ele opta pela correta, mas ainda tem dificuldades na grafia das desinências. Contudo, os dados do teste de saída revelam que houve melhora na produção textual dos alunos, sobretudo na grafia do futuro.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 1871691 - VANESSA GONZAGA NUNES
Interno - 022.176.865-34 - DENISE PORTO CARDOSO
Externo à Instituição - DIRCEL APARECIDA KAILER

Notícia cadastrada em: 14/07/2023 15:05
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação/UFS - - | Copyright © 2009-2024 - UFRN - bigua3.bigua3 v3.5.16 -r19130-f2d2efc73e