Banca de DEFESA: FÁBIA SANTOS MELO

DISCENTE: FÁBIA SANTOS MELO
DATA: 30/06/2023
LOCAL: meet.google.com/dsz-besu-aih
TÍTULO: Letramento crítico: Estratégias didáticas para desenvolvimento das capacidades argumentativas do estudante do ensino fundamental
PALAVRAS-CHAVES: Argumentação, Ensino de Língua Portuguesa, Estratégias didáticas.
GRANDE ÁREA: Lingüística, Letras e Artes
ÁREA: Letras

A presente pesquisa trata do ensino da argumentação como objeto de ensino nas aulas de Língua Portuguesa a partir de uma perspectiva discursiva. O objetivo do projeto foi permitir que o estudante reconheça as estratégias utilizadas nos contos de humor e que, a partir desse entendimento, desenvolva capacidades argumentativas nos discursos produzidos em situação de interação. Esta proposta decorre do fato de grande parte dos discentes matriculados na escola em que esta pesquisa se desenvolveu concluírem o ensino fundamental sem a consolidação de variadas capacidades. Assim, buscou-se pensar um projeto de ensino que pudesse contribuir para a ampliação das capacidades discentes do nono ano do Ensino Fundamental. O problema de pesquisa procurou responder à seguinte questão: Como os contos de humor podem colaborar com a materialização depropósitos argumentativos? Para obter respostas para essa questão, a pesquisa foi planejada como um trabalho de intervenção, de natureza qualitativa, visto que foi planejado um projeto de ensino com a finalidade de contribuir com a solução de um problema prático: os estudantes não se motivavam com as práticas escolares de produção textual. O produto deste mestrado profissional é a constituição de um conjunto de módulos didáticos organizados em oficinas que possibilitaram estudar conteúdos e procedimentos que permitiram aos estudantes produzir hiperconto, após participarem de quatro desses módulos compostos por oficinas de leitura, compreensão e produção de texto, voltados ao gênero discursivo contos de humor. O referencial teórico fundamenta-se, sobretudo, nos estudos sobre argumentação e retórica em interface com as relação entre gêneros discursivos e os multiletramentos. Os resultados indicam que, para amenizar as dificuldades de escrita dos estudantes do Ensino Fundamental, é indicado combinar estratégias linguístico-literárias e retóricas, pois a produção literária colabora com o aprimoramento da argumentação dos estudantes, sobretudo quando são inseridos em situações reais de uso da língua. A experiência realizada também reforçou que os momentos de interação pela linguagem possibilitam aos estudantes aprimorar a produção textual e desenvolver posicionamentos reflexivos e críticos em mesmo quando isso ocorre em contexto escolar.

Presidente - 2026538 - ISABEL CRISTINA MICHELAN DE AZEVEDO
Interno - 1544625 - LEILANE RAMOS DA SILVA
Externo à Instituição - LUIZ ANTONIO FERREIRA

Notícia cadastrada em: 12/06/2023 08:54