Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: NADJA SOUZA RIBEIRO
DATA: 28/07/2014
HORA: 08:00
LOCAL: a definir
TÍTULO: LITERATURA EM DEBATE: POSSIBILIDADES PARA O DESENVOLVIMENTO DA CAPACIDADE ARGUMENTATIVA ORAL NO 9º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL
PALAVRAS-CHAVES: Letramento Literário, Argumentação e Sequência Didática
PÁGINAS: 15
GRANDE ÁREA: Lingüística, Letras e Artes
ÁREA: Letras
RESUMO:
O Plano de Trabalho propõe o desenvolvimento de atividades que cruzam a leitura do texto literário com o estudo da argumentação e a prática do gênero público oral e surgiu da necessidade de os alunos do Colégio Centro Cultural Deputado Luiz Argolo, em Entre Rios – BA terem acesso mais efetivo às práticas de letramento literário e de estudo/produção da argumentação oral. Sistematizado em uma sequência didática que apresenta três etapas de realização, o plano tem como objetivo promover o estudo e a prática da argumentação oral por meio da leitura de textos literários e de atividades diversificadas, dinâmicas e interativas, organizadas sistematicamente em uma sequência didática, visando à formação de um leitor crítico, ao desenvolvimento da competência linguística e do letramento literário dos estudantes. Como produto replicável, será organizado um Caderno Pedagógico (Guia Instrucional) contendo o aporte teórico, as etapas, as atividades propostas e os resultados da (SD) para os professores que desejem ou tenham necessidade de desenvolver tais práticas em sala de aula.