Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: ATANIEL ROGÉRIO GONÇALVES GOMES
DATA: 15/05/2015
HORA: 14:00
LOCAL: Campus Professor Alberto Carvalho. Universidade Federal de Sergipe.
TÍTULO: Uma abordagem do ensino de congruência na educação básica
PALAVRAS-CHAVES: estudo de congruência; contextualização na educação básica; sequência didática; aplicação em problemas do
cotidiano.
PÁGINAS: 76
GRANDE ÁREA: Ciências Exatas e da Terra
ÁREA: Matemática
SUBÁREA: Álgebra
ESPECIALIDADE: Teoria dos Números
RESUMO:
O advento, em 1801, da brilhante obra Disquisitiones Arithmeticae} de Carl Friedrich Gauss (1777-1885) proporcionou elementos de extraordinária importância para a Teoria dos Números, entre eles o estudo de congruência, o qual atrai os olhares de diversos matemáticos até os dias atuais pela sua aplicação em diversas áreas, inclusive em temas do ensino básico, evidenciando a necessidade do seu estudo como ferramenta de aprendizagem algébrica. Sendo assim, o presente trabalho propõe abordar o estudo de congruência de forma sistemática, visando a sua contextualização na educação básica, através de uma proposta de sequência didática, e sua aplicação em problemas do cotidiano.