Banca de DEFESA: JOSÉ ANTONIO SANTOS DE OLIVEIRA

Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: JOSÉ ANTONIO SANTOS DE OLIVEIRA
DATA: 28/02/2024
LOCAL: Google Meet
TÍTULO: AN-ARQUIA SAGRADA NA HERMENÊUTICA RADICAL DE JOHN D. CAPUTO
PALAVRAS-CHAVES: John D. Caputo. Acontecimento. Deus. Debilidade de Deus. Anarquia Sagrada.
ÁREA: Filosofia
SUBÁREA: História da Filosofia

O pensamento filosófico ocidental tem sido, historicamente, permeado pela indagação acerca da natureza intrínseca e pela dinâmica estabelecida entre a condição humana e a divindade. Esta investigação se torna particularmente complexa quando se considera as representações de um Deus revelado por meio de textos sagrados, como as encontradas no Judaísmo, Cristianismo e Islamismo. Nesse contexto, a relação entre o ser humano e Deus se manifesta de maneira profunda e intricada, demandando uma abordagem hermenêutica para a compreensão da "palavra" divina. Ao nos debruçarmos sobre o Cristianismo, base paradigmática desta análise, a linguagem se torna o epicentro de uma experiência que, paradoxalmente, se enraíza na letra escrita, mas encontra sua essência no âmbito espiritual que, aqui, corresponde ao hermenêutico. Os critérios interpretativos surgem, portanto, como filtros que podem resultar em experiências libertadoras, mas também em interpretações dogmáticas e extremistas. Este estudo visa explorar, a partir das obras do filósofo da religião John D. Caputo (1940), a concepção de Deus como “evento” (Event), destacando sua característica de fragilidade em conexão com a expressão subversiva da "Anarquia Sagrada". Esta abordagem hermenêutica propõe uma visão do “reino de Deus” como uma inversão radical de qualquer hierarquia estabelecida. Para alcançar esse objetivo, nos centramos nas obras The Weakness of God: A Theology of the Event (Indiana University Press, 2006), After the Death of God, with Gianni Vattimo (Columbia University Press, 2007), The Insistence of God: A Theology of Perhaps (Indiana University Press, 2013), The Folly of God: A Theology of the Unconditional (Polebridge Press, 2015), e Hermeneutics: Facts and Interpretation in the Age of Information (Pelican, 2018). Nosso intento é compreender em que medida a concepção de Deus como evento se situa na fronteira de uma teologia marcada pela debilidade, que se revela, primordialmente, como um recurso interpretativo empregado por J. Caputo para estabelecer a noção de fragilidade divina como condição para sua concepção de "anarquia Sagrada". Esta ideia, ao contrário das visões metafísicas fundacionistas, baseia-se em uma experiência profunda de liberdade. Para tanto, dividimos nossa pesquisa em quatro módulos distintos. Primeiramente, abordamos a relação entre o conceito de acontecimento e a esfera religiosa, identificando e analisando as fontes filosóficas que influenciam a filosofia da religião de Caputo. Em seguida, procederemos com a análise da definição de uma filosofia do evento. Posteriormente, buscaremos delinear uma teologia do evento como uma proposição derivada, mas singular, em sua relação com a teologia cristã. Por fim, iremos analisar os conceitos de "debilidade de Deus" e "anarquia sagrada", a partir da noção de hermenêutica radical proposta por John Caputo. Esta abordagem visa contribuir para a compreensão do pensamento caputiano no contexto das reflexões contemporâneas em torno da Filosofia e Teologia, explorando conceitos fundamentais através de uma análise detalhada e crítica das obras de John D. Caputo, visando uma compreensão mais ampla e elucidativa da relação entre divindade, fragilidade e liberdade.

Presidente - 1274631 - CICERO CUNHA BEZERRA
Interno - 1200318 - ROMERO JUNIOR VENANCIO SILVA
Interno - 3160025 - EVANIEL BRAS DOS SANTOS
Externo à Instituição - PEDRO ANTONIO REYES LINARES