Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: GILVAN TELES DA RESSURREIÇÃO
DATA: 19/02/2024
HORA: 14:30
LOCAL: GOOGLE MEET
TÍTULO: AS APORIAS SOBRE O DISCURSO
DA ORIGEM DO MAL E DO LIVRE-
ARBÍTRIO EM AGOSTINHO DE
HIPONA
PALAVRAS-CHAVES: Mal. Livre-arbítrio, Vontade, Bem. Responsabilidade.
PÁGINAS: 85
GRANDE ÁREA: Ciências Humanas
ÁREA: Filosofia
SUBÁREA: História da Filosofia
RESUMO:
RESUMO: Esta pesquisa apresenta como temática asdiscussões acerca da origem do mal, tendocomo objeto investigativo o conceito delivre-arbítrio e as aporias do mal, nopensamento do filósofo Agostinho deHipona (350-430). O problem de pesquisase delineia no seguinte questionamento: deque maneira Santo Agostinho desenvolveuma solução para o problema do mal e daresponsabilização do agente moral, a partir
da formulação de conceito de livre-arbítrio?
Objetivamos, assim, encontrar osfundmentos teóricos postulados porAgostinho para o problem da origem domal. Posto que sua filosofia forafortemente influenciada pelaontocosmologia platônica, a obra dofilósofo grego constitui fundamentalimportância para a compreensão das ideiasagostinianas acerca dos conceitos devontade, liberdade, mal e responsabiliddemoral. Nessa esteira, buscamossustentação teórica, também, na obra dePlotino, por ser considerado um elo deligação entre Platão e Agostinho, no quese refere à teoria do “Uno”, que sedesdobra no problema ontológico do mal eda responsabilidade moral. Utilizamos,portanto, o método exegético e bibliográfico das obras de Agostinho,
Platão, Plotino, dentre grandes
comentadores da temática. Dessa forma,
constatou-se que o mal não pode ser
procurado como substancia, e que não há
uma causa eficiente para o mal; o que
existe é uma causa deficiente, vinda do
livre-arbítrio da vontade, que é
afastamento do principio original, o Bem.
Podemos dizer que esta é a conclusão geral
da obra de Agostinho sobre o mal,
exatamente quando defende que a causa e
origem do mal está no livre-arbítrio da
vontade humana. É, pois, no
“voluntarismo”, na interiodade da
vontade, que reside toda a originalidade
do pensamento de Agostinho em relação
aos filósofos que o antecederam. Isto
posto, ressaltamos que os resultados e
conclusões desta pesquisa se colocam
como contribuição acadêmica à
tradicional questão da origem do mal e da
responsbilização moral humana, de modo
que possa servir de aparato bibliográfico
para o desenvolvimento de novas
pesquisas na área.