Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: RONNY DENNYSON MONTEIRO SANTANA
DATA: 05/02/2024
HORA: 14:30
LOCAL: GOOGLE MEET
TÍTULO: A NOÇÃO DE VERBUM MENTIS NO
DE MAGISTRO DE AGOSTINHO DE
HIPONA
PALAVRAS-CHAVES: Agostinho; Conhecimento; Linguagem;Palavra; Verbum mentis.
PÁGINAS: 91
GRANDE ÁREA: Ciências Humanas
ÁREA: Filosofia
SUBÁREA: História da Filosofia
RESUMO:
A presente dissertação tem porfinalidade investigar a noção de verbummentis (“palavra interior”), a partir dodiálogo De Magistro de Agostinho deHipona. A questão norteadora destapesquisa parte da suspeita da ineficácia dapalavra na significação e ostensão dacoisa, postulada pelo filósofo de Hipona,que desperta o seguinte problema: Quetipo de mediação existe entre linguagem econhecimento no interior da mente? Ahipótese desta investigação filosóficaconsiste na ideia de que no De Magistro jáse encontram os elementos para se pensara noção de “palavra interior” que, por suavez, exerce a referida função de mediaçãotanto no processo de significação quantono processo de cognição. Na primeiraparte da pesquisa, analisa-se, no âmbito dalinguagem, o problema da palavra e o seu papel admoestativo na memória. Ao
compreender a insuficiência da palavra
enquanto som na atividade cognitiva,
discute-se, no segundo capítulo, a noção
agostiniana da “palavra interior” e a sua
natureza pré-linguística que articulam
linguagem, pensamento e conhecimento.
E, por fim, argumenta-se sobre a presença
da noção de verbum mentis na obra De
Magistro. O método filosófico escolhido
para esta pesquisa bibliográfica foi o
método hermenêutico, o qual auxiliou na
interpretação das fontes primárias e dos
comentadores, mantendo-se, assim, a
tradição da maioria dos núcleos de estudos
agostinianos. A partir da transversalidade
da temática, esta produção textual poderá
contribuir para futuras reflexões acerca das
condições da formação do conhecimento
sensível e inteligível, bem como se
manifestam na linguagem despertando o
interesse da comunidade acadêmica pelos
principais objetos e problemas da teoria do
conhecimento e da concepção de
interioridade na história da Antiguidade
Tardia e da Filosofia Medieval.