PPGF aprova comissões para que proponham ações de inclusão social

Na última reunião do Colegiado do PPGF, realizada no dia 13/12, foi aprovada a criação de duas comissões temporárias para que cada uma discuta e proponha ações concretas e voltadas para a inclusão social. A primeira é direcionada para as questões de gênero e a segunda para assuntos relacionados à estudantes PPI.

A iniciativa tem por base as discussões que a área de Filosofia, através da ANPOF, tem promovido em torno da inclusão das mulheres, dos negros, das negras e indígenas na pós-graduação. Em recente visita ao PPGF, opresidente da ANPOF, o prof. Dr. Érico Andrade (UFPE), descatou a importância que esses temas tem tido em todo país, enfatizando a necessidade de os programas discutirem internamente ações específicas.

Na reunião de meio-termo, promovida pela CAPES, o representante da área de Filosofia na agência de fomento, o prof. Dr. Jorge Viesenteiner (UFES), ressaltou a importância dos programas de pós-graduação em Filosofia discutirem a encontrarem soluções para que a atual realidade mude.

O PPGF/UFS, atualmente, adota a política de cotas no processo seletivo e distribuição de bolsas. Porém, não há ações específicas para a questão de gênero, por mais que tenha tentado nos últimos dois anos.

Na esfera nacional, além da renovação da lei de cotas por mais 10 anos, a CAPES estabeleceu um edital específico para estudantes negros e negras, o edital Abdias Nascimento, e há fortes indícios de que haverá outras ações semelhantes a essa.

Clique no arquivo abaixo e saiba quem compõe cada uma das comissões e o prazo de validade de ambas.

Notícia cadastrada em: 18/12/2023 09:05
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação/UFS - - | Copyright © 2009-2024 - UFRN - bigua2.bigua2 v3.5.16 -r19130-f2d2efc73e