Uma banca de QUALIFICAÇÃO de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: RENATA DIAS RIBEIRO
DATA: 20/12/2023
HORA: 14:00
LOCAL: meet.google.com/gwu-xhso-txb
TÍTULO: A PSICOLOGIA DAS MASSAS COMO PSICOLOGIA DAS INSTITUIÇÕES
PALAVRAS-CHAVES: Le Bon, Sigmund Freud, Theodor Adorno, Psicologia das massas, Psicologia das instituições.
PÁGINAS: 65
GRANDE ÁREA: Ciências Humanas
ÁREA: Filosofia
RESUMO:
Em meados do século XIX, a psicologiasocial, enquanto uma temáticaconcentrada especificamente no fenômenodas massas, surgiu para fornecer respostasàs ebulições sociais da época, trazendoconsigo uma série de conceitos e noções,tais quais, sugestão, contágio e multidão,relevantes para o pensamento político doséculo seguinte. Tais nocoes foramamplamente recebidos desde SigmundFreud (1856-1939) até pensadores daTeoria crítica, como Theodor Adorno(1903-1969). Dentre os autores dapsicologia social, destacamos Gustave LeBon (1841-1931), o mais proeminente dosprimeiros psicólogos sociais e sobre oqual Freud em a Psicologia das massas eanálise do eu, de 1921, à luz dapsicanálise, em larga medida se dedica àexposição crítica da interpretação queGustave Le Bon (1841-1931) faz dofenômeno das multidões e seusdesdobramentos no plano social e político.Nesse sentido, observamos que enquantoLe Bon estava interessado no modo peloqual as massas poderiam ser cooptadas eimpelidas a um estado de submissão cegapor parte do líder, Freud, a partir da noçãode libido buscou compreender a naturezada coesão das massas. A noção de libidonos dá pistas sobre este ponto, além dasnoções de identificação, hipnose eenamoramento, mas certamente aoconcentrar-se nas massas sintéticas eduradouras e com isso dar estatuto demassas a instituições tão bemestabelecidas socialmente, ou seja, a igrejae o exército, que identificamos uma
mudança de horizonte da teoria freudianaem relação à psicologia das massas dosprimeiros psicólogos sociais, que tratavamdas multidões efêmeras a partir de umadicotomia entre o normal e o patológicoou mesmo entre civilização e barbárie.Pode-se dizer que o problema levantadopor Freud é que, por um lado, sua teorianão visa apenas entender as massas comoum fenômeno de patologias regressivas,desorganizadas ou efêmeras, ao contrário,Freud parece indicar que há no cerne dasinstituições modernas, ou seja, no seio dasdemocracias liberais, um traço importanteda barbárie com a qual nos relacionamosdesde as formas sociais mais primitivas.Nesse sentido, encontramos em TheodorAdorno uma síntese entre o interesse nacompreensão das técnicas de propagandasmassificantes, ou seja, fascista e a buscapelas razões para a existência dessefenômeno que está vinculado a uma críticaao processo civilizatório que formou asinstituições.