Uma banca de QUALIFICAÇÃO de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: ISMAR FRANCISCO PRADO TORRES
DATA: 20/12/2023
HORA: 15:00
LOCAL: https://meet.google.com/gtw-ucke-cmp
TÍTULO: Cinema e a experiência na modernidade: um diálogo entre Walter Benjamin e Andrei Tarkovski
PALAVRAS-CHAVES: Cinema; Experiência; Walter Benjamin; Andrei Tarkovski.
PÁGINAS: 67
GRANDE ÁREA: Ciências Humanas
ÁREA: Filosofia
RESUMO:
Apoiados na articulação entre o conceito de experiência de Walter Benjamin e sua teoria da arte relacionada ao cinema, pretendemos estabelecer um diálogo entre o filósofo e o cineasta Andrei Tarkovski. Esta proposta tem por objetivo pensar a possibilidade do cinema como via para a experiência na modernidade mediante a análise de uma série de características fílmicas e conceituações estéticas do diretor russo articuladas à filosofia benjaminiana. Tarkovski surge como interlocutor de Benjamin não apenas em relação às reflexões deste sobre o cinema, mas a uma estética compreendida de maneira mais ampla no percurso filosófico do pensador alemão. Nesse sentido, a possível relação entre o cinema de Tarkovski e a categoria da experiência pretende se estabelecer através de uma investigação sobre os seguintes aspectos da filosofia de Benjamin: (A) os temas da narração, da memória involuntária (Marcel Proust) e das correspondências (Charles Baudelaire); (B) os conceitos de aura e o modo como o tema se relaciona com a obra de arte e, especificamente, com o cinema; (C) o papel do sonho e sua relação com a modernidade; e (D) conceituações sobre o tempo mediante uma filosofia da história. Nossa hipótese é que os pontos supracitados, extraídos da filosofia de Benjamin, dialogam diretamente com uma série de conceituações estéticas de Tarkovski sobre o cinema e sobre a arte em geral, além de sua obra fílmica, sobretudo os seus filmes O espelho e O sacrifício. Tal diálogo, portanto, visa tanto uma atualização da estética de Benjamin, à medida que sugere novos caminhos para a sua teoria da arte ao relacionar cinema e experiência mediante exemplos concretos extraídos da obra de Tarkovski, como também proporciona conceituações filosóficas que venham a contribuir com aprofundamentos teóricos qualificados da obra do diretor russo.