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Banca de QUALIFICAÇÃO: CAIO GRACO QUEIROZ MAIA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: CAIO GRACO QUEIROZ MAIA
DATA: 21/12/2023
HORA: 15:00
LOCAL: https://meet.google.com/gtw-ucke-cmp
TÍTULO: Entre o experimento e a história: o teatro em Walter Benjamin e Heiner Müller
PALAVRAS-CHAVES: Walter Benjamin; Heiner Müller; História; Teatro; Bertolt Brecht.
PÁGINAS: 89
GRANDE ÁREA: Ciências Humanas
ÁREA: Filosofia
RESUMO:

Neste trabalho, estamos interessados nas possibilidades de relações entre a filosofia de Walter Benjamin e o teatro de Heiner Müller, com enfoque nos temas da história e da política, por um lado, e do teatro e da estética, por outro. Lidas conjuntamente, é possível notar que a obra de Müller tem com a filosofia de Benjamin determinada afinidade, mas também diferenças, que surgem mais comumente como singularidades, atualizações e adaptações à época, do que como discordâncias. Os usos e referências que Müller faz da e à filosofia de Benjamin aplicam algum deslocamento, acrescentam sentido novo, ou efetivam uma apropriação inesperada. Tendo isso em conta, elegemos como hipótese inicial de trabalho a de que a filosofia de Walter Benjamin, mais especificamente seu pensamento sobre história, política e arte, é um ponto de partida privilegiado para a leitura do teatro de Heiner Müller, tendo em conta as relações que podem ser apontadas entre ambos. Já que se trata este de um teatro ao mesmo tempo interessado no experimento artístico e no conteúdo histórico, temas que marcam a recepção de Benjamin por Müller, a filosofia de Benjamin pode ser tomada como ferramenta de amplo alcance para sua leitura, desdobrando-o em problemáticas filosóficas e ampliando-o tematicamente, ao mesmo tempo em que é revisitada e reconfigurada a partir de noções e ideias singulares do dramaturgo. Em outras palavras, ler a obra de Heiner Müller a partir de suas interrelações com a filosofia de Walter Benjamin resulta em ganho interpretativo para os textos de ambos os autores. Dito isso, nosso objetivo geral, em duas partes, é (A) analisar as noções e conceitos presentes nos textos sobre teatro de Walter Benjamin, principalmente Origem do drama barroco e os ensaios sobre Brecht, com enfoque nas temáticas da história e do teatro, e (B) apresentar as possibilidades interpretativas que tais conceitos e noções oferecem ao teatro de Heiner Müller, pontuando desdobramentos, ampliações e novidades teóricas no âmbito daquelas temáticas.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 2222748 - EVERALDO VANDERLEI DE OLIVEIRA
Interno - 1705952 - JOAO ALEXANDRE DE VIVEIROS CABECEIRAS
Interno - 096.332.317-28 - RODRIGO PINTO DE BRITO

Notícia cadastrada em: 08/12/2023 10:42
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