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Banca de DEFESA: DÁLETE O'HANA DOS SANTOS SANTANA

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: DÁLETE O'HANA DOS SANTOS SANTANA
DATA: 30/08/2023
HORA: 15:00
LOCAL: Sala de Reuniões do PPGF
TÍTULO: O BELO NA ESTÉTICA SARTRIANA E A BUSCA DO “EM-SI-PARA-SI”
PALAVRAS-CHAVES: Sartre; Arte não significante; Realidade humana; Beleza; Em-si-Para-si.
PÁGINAS: 119
GRANDE ÁREA: Ciências Humanas
ÁREA: Filosofia
SUBÁREA: Metafísica
RESUMO:

Uma vez que a realidade humana comporta o acaso, faz-se necessária a fatalidade; em um mundo onde impera o caos, há uma exigência pela ordem; quando se fala em angústia, tem-se o desejo pela beleza. Dito isto, ao se deparar com a existência de dois tipos de arte: significante e não significante, o que aqui se pretende é demonstrar que a necessidade da beleza faz com que os seres humanos criem um objeto comprometido com o belo, a obra de arte não significante, na tentativa de efetivar o projeto fundamental. Isto se dá, devido à ausência de beleza em uma realidade contingente, logo, angustiada. Tendo em vista que este trabalho se qualifica como uma pesquisa bibliográfica, houve uma preocupação, durante o percurso investigativo, com seleção das fontes primárias e secundárias, bem como com a interpretação tanto a partir de uma leitura atenta das obras de Sartre quanto da perspectiva de autores bem conceituados no que diz respeito ao estudo do pensamento sartriano. Para isso, num primeiro momento, foi feito um estudo de ontologia a fim de expor a estrutura fundamental do homem enquanto nada de ser. Aqui, a leitura das obras A transcendência do ego (1937) e O ser e o Nada (1943) foram essenciais. Em seguida, a partir das reflexões mais amadurecidas em O ser o nada, buscou-se demonstrar as implicações práticas de um ser que precisa existir para depois se fazer. Liberdade e angústia, logo, entram em cena como constituintes da realidade humana. Estudos sobre A Náusea (1938) entram, nesse momento, com mais intensidade. No terceiro momento, tendo em vista a condição do homem no mundo, fez-se necessário indicar a perspectiva de Sartre no que concerne ao sujeito na construção de si mesmo, o que implica a ideia de projeto. Isto conduziu a uma reflexão sobre a noção de beleza e de sua necessidade na vida humana. Para tal, foi imprescindível se dedicar ao texto Conferencia de Sartre a Universidade Mackenzie – 1960, cujo assunto diz respeito exclusivamente ao belo. Por fim, a partir de uma ideia de arte enquanto imagem apresentada em O imaginário (1940), logo, algo oposto à realidade e se apoiando nos argumentos da obra Que é a literatura? (1947), foi possível identificar um tipo de arte comprometida com a beleza na qual artista e espectador se projetam em um mundo ordenado e buscam realizar seu projeto de ser um Em-si-Para-si.


MEMBROS DA BANCA:
Interno - 1820840 - MARCOS FONSECA RIBEIRO BALIEIRO
Interno - 1777796 - MATHEUS HIDALGO
Externo à Instituição - THANA MARA DE SOUZA
Presidente - 2493348 - VLADIMIR DE OLIVA MOTA

Notícia cadastrada em: 04/08/2023 13:21
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