Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: JOSÉ MAXIMINO DOS SANTOS FILHO
DATA: 31/08/2023
HORA: 14:30
LOCAL: Google Meet
TÍTULO: CONSIDERAÇÕES SOBRE O NEXO ENTRE EDUCAÇÃO E DIREITO EM KANT
PALAVRAS-CHAVES: Kant. Educação. Disciplina. Direito. Moralidade.
PÁGINAS: 160
GRANDE ÁREA: Ciências Humanas
ÁREA: Filosofia
SUBÁREA: História da Filosofia
RESUMO:
A presente tese coloca, enquanto via de possibilidade, a tarefa de confirmar se, na filosofia kantiana, é possível extrair elementos capazes de associar educação, cultura e direito no sentido de projetá-los rumo a uma formação que vise à cidadania e, consequentemente, à moralidade. Para Kant, o fim último da educação é a moralização, entretanto, este fim não se dá de maneira automática, faz-se necessário elementos que operem na consecução dessa finalidade. Neste sentido, pretendeu-se demonstrar que o direito e a disciplina podem ser arrolados entre esses elementos, pois, quando observamos cuidadosamente o pro jeto pedagógico kantiano, vislumbramos o seguinte: por meio da disciplina, tal como formulada nos seus escritos de pedagogia, prepara-se o educando para o respeito à liberdade do outro e, por conseguinte, para a efetiva vivência do direito. Sem esse processo pedagógico-disciplinar a instituição do direito estaria comprometida em sua organização inicial. Vivência e processo devem aperfeiçoar-se de geração em geração até que tenhamos a plena realização moral. Nesses termos, a hipótese que serviu de guia à pesquisa foi assim traduzida: a disciplina prepara o direito por meio de um processo pedagógico que abarca não só o indivíduo e o seu momento, mas projeta-se para a humanidade inteira dentro de um desenvolvimento histórico. O conceito chave da investigação é o de disciplina, porque tanto a educa&cced il;ão como o direito dele dependem organicamente. As obras de onde esse conceito ressalta e desenvolve-se são: Sobre a Pedagogia, Crítica da Razão Prática, Crítica da Razão Pura e os Escritos sobre a História.