Banca de QUALIFICAÇÃO: EMERSON CALISTRO DE SOUZA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: EMERSON CALISTRO DE SOUZA
DATA: 29/11/2021
LOCAL: PPGF Virtual
TÍTULO: PARTICIPAÇÃO POLÍTICA DO POVO NO REPUBLICANISMO DE MAQUIAVEL
PALAVRAS-CHAVES: Povo. Participação política. Republicanismo. Maquiavel
ÁREA: Filosofia
SUBÁREA: História da Filosofia

A participação política do povo no republicanismo de Maquiavel tem sido uma das questões de maior relevância para se pensar a natureza política do republicanismo de Maquiavel. Para o encaminhamento da presente pesquisa, cuidaremos de analisar a teoria dos humores e os seus desdobramentos no republicanismo de Maquiavel. Nesse sentido destacaremos os humores de grandes e povo enquanto estrutura elementar e constitutiva de todo corpo político republicano, e por isso, elegemos a oposição dos humores e seus respectivos desejos o ponto de partida para se pensar: a participação política do povo, a natureza política do desejo dos grandes e do povo, os efeitos resultantes das dissenções que emergem da oposição dos humores, o fenômeno da corrupção política, e principalmente a questão da guarda da liberdade republicana. Com efeito, o caminho conceitual escolhido nos possibilitará colocar em perspectiva o bem político-jurídico, considerado como a mais alta expressão possível resultante da oposição dos humores existente no interior de todo corpo político republicano, a saber, a liberdade republicana. Dito isso, queremos ressaltar que quando Maquiavel pensa os conceitos que elencamos acima, ele o faz a partir dos humores existentes em todo corpo político e que são constitutivos de toda cidade, deixando entender, com isso, que a forma constitucional de maior estabilidade e liberdade política resulta da tensão existente entre dois humores que se opõem. Contudo, de modo mais específico analisaremos os desdobramentos do desejo do povo, desejo de não ser dominado, que implica, a nosso ver, em participação política efetiva, exemplificada pelo florentino enquanto participação que resultou nos tribunos da plebe, ordini que conferiu ao povo o exercício da guarda da liberdade republicana, compondo uma forma mista de governo em que o povo, através dos tribunos, tinha seu lugar nas instituições.

Presidente - 2631929 - SAULO HENRIQUE SOUZA SILVA
Interno - 426603 - ANTONIO CARLOS DOS SANTOS
Externo à Instituição - JOSE LUIZ AMES

Notícia cadastrada em: 12/11/2021 11:28