Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: MARIO BERNARDO DE OLIVEIRA ALVES
DATA: 30/08/2023
HORA: 09:30
LOCAL: Sala de videoconferência 402 - DID VII
TÍTULO: O discurso institucional de prevenção da Aids no Brasil nos anos de 2018 a 2022: Um estudo de Representações Sociais
PALAVRAS-CHAVES: Análise Crítica do Discurso; Aids; HIV; Teoria das Representações Sociais; Agenda Setting
PÁGINAS: 80
GRANDE ÁREA: Ciências Sociais Aplicadas
ÁREA: Comunicação
RESUMO:
O ano de 2023 marca 42 anos de epidemia de Aids e, apesar dos avanços na área da
Biologia e da Medicina, vivemos o que os pesquisadores denominam de terceira onda
de epidemia (MANN, 1987). A epidemia do preconceito e do estigma. Muito por conta
dos efeitos negativos da síndrome, mais também pelo impacto causado pela
midiatização dos temas relacionados da síndrome. Com o objetivo de analisar o discurso
publicitário sobre a Aids, a partir das campanhas veiculadas pelo Ministério da Saúde
entre os anos de 2018 e 2022 e como essas campanhas tem contribuído no
enfrentamento do preconceito e do estigma que o HIV causa, a pesquisa busca em
última instância se apropriar, a partir da Teoria das Representações Sociais e dos
pressupostos teóricos da agenda setting, do tema no âmbito da comunicação
institucional do Governo Federal brasileiro. O percurso traçado para elucidar as
problemáticas sociais da Aids dialoga acerca do poder, estigma, preconceito e exclusão.
Os dados foram coletados no acervo de campanhas publicitárias disponível no site do
Ministério da Saúde direcionado no combate as infecções sexualmente transmissíveis. O
material coletado será analisado à luz da Análise Crítica do Discurso (ACD).