Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: EDUARDO VIEIRA TEIXEIRA
DATA: 26/02/2021
HORA: 13:00
LOCAL: via plataforma Google Meet
TÍTULO: De Cirurgião Plástico à Digital Influencer: Como a conquista da beleza é vendida em Sergipe
PALAVRAS-CHAVES: Comunicação Digital; Cirurgia plástica; Influenciadores Digitais; Instagram; Publicidade Médica
PÁGINAS: 155
GRANDE ÁREA: Ciências Sociais Aplicadas
ÁREA: Comunicação
RESUMO:
Em meio às discussões contemporâneas sobre a conquista da beleza e sua difusão nas mídias sociais online, esta pesquisa buscou identificar as ações de autopromoção de Cirurgiões plásticos Sergipanos que atuam no Instagram. Para isso contextualizamos o cenário de relevância da medicina e da cirurgia plástica nas mídias sociais a partir da visão de Foucault (1984, 1988 e 2008), Zorzanelli e Cruz (2018), Schiavo (2014), Eco (2017), Poli Neto e Caponi (2017), Lemos (2019) e Helmond (2015); e, em seguida, explanamos o uso de mídias sociais por médicos e as nuances da produção de conteúdo digital pelo olhar de Latham (2004), Ramalho (2010), Conselho Federal de Medicina (2011), Bourdieu(1986, 2007), Karhawi (2016, 2017), Duffy (2017, 2020) e Jenkins, Green e Ford (2014). Nossos objetivos foram alcançados através da realização de um estudo de casos múltiplos (YIN, 2016a) analisados sob perspectivas holísticas e de casos incorporados, através de um conjunto de procedimentos que envolveu uma análise de conteúdo (BARDIN, 2016) das publicações compartilhadas entre julho e dezembro de 2019 por 5 cirurgiões plásticos, e entrevistas semiestruturadas com outros 2 profissionais responsáveis pelo gerenciamento de mídias sociais de cirurgiões. Conseguimos perceber que o uso do Instagram se dá em prol de gerar interações com os seguidores em diversos âmbitos, visando uma aproximação de laços e trocas simbólicas, à medida que os profissionais tentam equilibrar a exposição da sua vida pessoal e profissional, cometendo excessos de autopromoção capazes de acelerar a tomada de decisão dos potenciais pacientes. Este trabalho colabora com o aprimoramento de um setor pouco explorado da pesquisa em publicidade médica, e também compartilha com a sociedade uma reflexão quanto ao padrão de beleza vigente, podendo ainda auxiliar na construção de novas ações para cirurgiões plásticos, para o Conselho Federal de Medicina e para o próprio Instagram.