Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: MARIA LUIZA PEREIRA DE CASTRO
DATA: 30/10/2020
HORA: 13:30
LOCAL: Via Plataforma Google Meet
TÍTULO: Não preciso, mas quero: O mito da beleza em Tempos de Femvertising
PALAVRAS-CHAVES: Femvertising; Feminismo; Publicidade; Análise Arquegenealógica
PÁGINAS: 100
GRANDE ÁREA: Ciências Sociais Aplicadas
ÁREA: Comunicação
RESUMO:
Após décadas de representações midiáticas estereotipadas da mulher, surge o femvertising, vertente da publicidade promotora do empoderamento feminino. Com uma proposta de desconstruir antigos padrões estéticos, comportamentais, relacionados ao gênero feminino, tenta cumprir seu papel influenciador nas decisões de compra. Observamos a publicitária de femvertising “Rewind” que promove a linha de maquiagem Make B., criada por “O Boticário”, em 2018. A pesquisa se justifica por refletir sobre como os discursos do feminismo são transformados em ferramentas do neoliberalismo, ofertados a seus consumidores. Em consequência dessa reflexão, questionamo-nos: na condição de ser um discurso construído para atingir o consumo, de que maneira o comercial “Rewind” tenta apresentar um discurso feminista? Quais são os discursos perpassados nesta publicidade, com vistas à promoção de um possível despertar do sentimento de empoderamento feminino? O empoderamento na vida das mulheres pode ser uma tendência de publicidade? Para responder essas inquietações, apoiamo-nos nas obras de Foucault, uma abordagem arqueológica e genealógica. Para além desse enfoque, refletimos a respeito tanto do patriarcado como das distinções entre masculinidade e feminilidade, presentes na construção do sujeito mulher; discutimos também sobre a Indústria Cultural, atentando para a problemática da imagem da mulher; tratamos, enfim, da questão da beleza, à luz de “O Mito da Beleza: como as imagens de beleza são usadas contra as mulheres”, Wolf (1991). No final, compreendemos que, embora o femvertising não necessariamente promova a causa feminista, julgamos talvez ser um fator promissor na publicidade.