Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: FELIPE BORGES DE SANTANA
DATA: 25/08/2021
HORA: 09:00
LOCAL: GOOGLE MEET - https://meet.google.com/ebu-gxve-ntw
TÍTULO: OS IMPACTOS DAS VIRADAS CONTÁBEIS NO PROCESSO DE FORMAÇÃO DO
PROFISSIONAL CONTÁBIL NA UFS/ARACAJU
PALAVRAS-CHAVES: Formação do Profissional Contábil, Virada Linguística, Virada Histórica,
Virada Organizacional, Interacionismo Simbólico.
PÁGINAS: 231
GRANDE ÁREA: Ciências Sociais Aplicadas
ÁREA: Administração
SUBÁREA: Ciências Contábeis
RESUMO:
A contabilidade é uma ciência social aplicada, sendo conceituadamente afetada pelasmudanças ocorridas no ambiente. Dentro dessa conjuntura de transformação, odesenvolvimento da contabilidade sofre com as transformações da sociedade, e deve ter seuensino focado no aspecto mutável que a ciência traz consigo (VASCONCELOS, 2009). Nestapesquisa, objetiva-se avaliar como as mudanças causadas na sociedade impactaram nasdemandas ao profissional contábil e, consequentemente, ao seu processo de formação,buscando auxiliar na robustez formativa de uma ciência tão ampla como a contabilidade. Paratanto, optou-se por avaliar o processo de formação do profissional contábil, a partir das trêsmudanças que impactaram as ciências contábeis, metaforicamente denominadas de “viradas”(MORGAN, 2006). As três viradas avaliadas nesta pesquisa foram: virada linguística, viradahistórica e virada organizacional. Quanto aos procedimentos metodológicos, o estudo tevenatureza qualitativa, paradigma interpretativista, aportando-se no interacionismo simbólicocomo método e nos pressupostos epistemológicos e ontológicos. Os sujeitos que auxiliaramno caminho desta pesquisa foram os discentes do curso de contabilidade da UFS, os docentesdo curso de contabilidade da UFS e a coordenação pedagógica do referido curso, os quaisforam entrevistados por meio da técnica de pesquisa de entrevista qualitativa baseada emroteiro. Como técnica de análise dos dados, foi selecionada a análise temática, por ser ummétodo usado para identificar, analisar e relatar padrões (temas) dentro dos dados, e tambémpor descrever minimamente seu conjunto de dados em detalhes (BRAUN; CLARKE, 2006).Apoiado na análise temática, os temas e subtemas imergiram do campo e foram elencadosconforme as viradas. A virada linguística teve como temas as competências profissionais e arelação teoria e prática; a virada histórica teve como temas as inovações da internacionalidadee a convergência do ensino / aprendizagem; e a virada organizacional teve como temas osimpactos tecnológicos na formação, a contabilidade 4.0 e a inteligência artificial. Com aanálise destes temas, imergiu do campo que em cada virada havia um impacto na formaçãocontábil (a ênfase das competências na formação contábil, a ascensão da formação contábilinterpretativa e a queda do contador mecânico), demonstrando que as três viradas convergemem dois eixos: 1) propensão do contador mais técnico e mecânico para o contador maisinterpretativo e gerencial; e 2) considerar à proporcionalidade dada entre teoria e prática naformação contábil. Contribuindo, por fim, na perspectiva de que a formação contábil apresentou impactos advindos das viradas no curso de ciências contábeis, e que há uma mudança no perfil profissional contábil, de um perfil contábil mais mecânico para um contador gerencial, e que este processo de convergência exige de novas perspectivas no processo de formação do bacharel em ciências contábeis.