Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: RAISA TEIXEIRA SANTANA
DATA: 26/04/2018
HORA: 15:30
LOCAL: PROPADM - CCSA II sala 47
TÍTULO: EMPREENDEDORISMO INFORMAL DIGITAL E SOCIAL COMMERCE: Um Novo Modelo de Negócios no Instagram
PALAVRAS-CHAVES: Economia Informal. Empreendedorismo Digital. Social Commerce. Instagram. Empreendedorismo Informal Digital.
PÁGINAS: 72
GRANDE ÁREA: Ciências Sociais Aplicadas
ÁREA: Administração
SUBÁREA: Administração de Empresas
RESUMO:
O empreendedorismo informal é um fenômeno presente em todo o mundo e que tem como característica a heterogeneidade de suas atividades, não ser regulada pelo governo e, consequentemente, não pagando os encargos tributários devidos. Já o empreendedorismo digital surgiu há pouco tempo em virtude das inúmeras transformações tecnológicas e do advento de novas ferramentas relacionadas à Tecnologia da Informação e da Comunicação (TIC), caracterizando-se por transações mais rápidas e pelo alcance global. Esses avanços também possibilitaram o surgimento do social commerceque é um modelo de negócio que tem como base a junção das características das redes sociais virtuais e dos sites de comércio eletrônico para o compartilhamento, a compra e a venda de produtos e serviços. Ao combinar ambos os tipos de empreendedorismo, tem-se o empreendedorismo informal digital que abrange atividades econômicas no ambiente virtual como, por exemplo, redes sociais virtuais, e que não são reguladas pelas autoridades públicas. Com a intenção de contribuir com uma exploração dessa nova temática, esta pesquisa objetiva analisar como ocorre o empreendedorismo informal digital por meio do Instagram no Brasil. A investigação tem natureza qualitativa e é do tipo exploratória e descritiva. Os dados serão coletados por meio de entrevistas semiestruturadas e observação não-participante. Posteriormente, esses dados serão analisados por meio da análise de conteúdo com o auxílio do software MAXQDA®.