Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: CAROLINE OLIVEIRA MELO
DATA: 30/06/2017
HORA: 14:30
LOCAL: Laboratório de Pesquisa do PROPADM, CCSA 2, sala 47
TÍTULO: ESTUDO DE CASO SOBRE ADOÇÃO E IMPLEMENTAÇÃO DAS
TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO NA EDUCAÇÃO: EM
BUSCA DA MATURIDADE ELETRÔNICA
PALAVRAS-CHAVES: tecnologia da informação e comunicação; adoção e implementação;
maturidade eletrônica.
PÁGINAS: 69
GRANDE ÁREA: Ciências Sociais Aplicadas
ÁREA: Administração
RESUMO:
As tecnologias da informação e comunicação (TICs) têm provocado diversas mudanças na sociedade, levando empresas e instituições a buscar novas formas de operacionalizar suas ações. As instituições de ensino também estão incluídas neste processo, em especial porque é delas o papel de formar cidadãos e profissionais preparados para lidar com as novas demandas sociais e organizacionais. Portanto, se faz necessário lançar especial atenção para os movimentos que buscam inserir as TICs na educação, com destaque para o papel desempenhado pelos gestores institucionais, pois é deles a responsabilidade pelo processo decisório para adoção das TICs, assim como pelo planejamento e execução de ações que visem sua implementação. Neste cenário, os Institutos Federais se apresentam como um interessante campo investigativo, tendo em vista que possuem peculiaridades, tais como a verticalização do ensino, ofertando cursos de nível médio à pós-graduação, e a administração unificada para as demandas de todos os níveis educacionais. Assim, o processo de gerir a adoção e implementação das TICs em tais instituições torna-se mais amplo e desafiador. Diante do exposto, este estudo busca analisar como ocorre o processo de adoção e implementação das tecnologias da informação e comunicação pelos gestores educacionais, visando a maturidade eletrônica da instituição de ensino. Para atingimento deste objetivo, será realizado um estudo qualitativo, de abordagem descritiva e exploratória, adotando-se o estudo de caso único como estratégia de pesquisa. Os dados serão coletados mediante entrevistas semiestruturadas, pesquisa documental e observações diretas, e posteriormente submetidos à análise de conteúdo. Pretende-se, por meio desta pesquisa, elucidar questões relacionadas à apropriação das TICs no setor educativo, contribuindo para compreensão das dinâmicas que envolvem o uso maduro destas tecnologias a fim de melhorar os resultados educacionais.