Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: SEBASTIAO LACERDA DE LIMA FILHO
DATA: 16/06/2012
HORA: 10:00
LOCAL: Campus de Laranjeiras
TÍTULO:
Delimitação das Fronteiras Atuais da Subtradição Sobradinho em Pintura Rupestre
Registro Rupestre. Subtradição Sobradinho. Tradição São Francisco. Área Arqueológica de Sobradinho – BA.
Este trabalho apresenta como principal objeto de estudo os registros rupestres localizados na Área Arqueológica de Sobradinho – BA. O foco centra-se na identificação do padrão de reconhecimento e da temática dominante desses vestígios na tentativa de caracterização e definição da subtradição sobradinho, amplamente identificada em toda a região. Considera-se a pesquisa em apreço como importante porque o noroeste da Bahia, especificamente essa Área Arqueológica ter se mostrado uma área propicia para a pesquisa em decorrência do alto número de sítios arqueológicos de diferentes naturezas que vem sendo identificados nessa região, e dentre os mesmos destacamos uma quantidade expressiva de sítios com pinturas e gravuras rupestres. O presente trabalho analisa os painéis gráficos presentes em 13 feições de relevo (boqueirões, grotas, serrotes, abrigos sob-rochas), totalizando 50 sítios de registros rupestres. Analisa-se essa cultura material na tentativa de identificar os elementos caracterizadores da Subtradição Sobradinho, presente na região. Objetivam-se com isso ampliar os estudos ligados as pinturas rupestres da região, identificar os limites atuais da Subtradição Sobradinho e ainda identificar outras possíveis subtradições. O quadro hipotético montado para a mesma fundamenta-se no pressuposto de que nos trechos intermediários entre as feições e os sítios já identificados exista uma probabilidade favorável para a existência de outros sítios arqueológicos com grafismos pintados. Admite-se ainda a possibilidade de que pela proximidade geográfica e semelhança fisiográfica, os registros rupestres dessa região, estejam associados à Tradição São Francisco. Metodologicamente, este trabalho obedece à lógica sugerida por Renfrew & Bahn (1998), em que se leva em consideração a inter-relação entre as perguntas, idéias e teorias formuladas acerca do universo arqueológico estudado com os métodos de investigação adotados e as descobertas em campo. Adotamos ainda a abordagem proposta por Pessis (1993), onde se entendem as pinturas rupestres como elementos gráficos que se apresentam como um sistema visual de comunicação. E que trazem consigo fontes de informações arqueológicas e antropológicas, visto que manifestam uma forma particular de comunicação social. Por fim justifica-se a referida pesquisa pelo potencial arqueológico de toda a área, ainda pouco explorada. Uma vez que esse trabalho proporcionará dados que serão somados aos anteriores e contribuirá para a preservação de um patrimônio que se encontra em fase de desaparecimento devido a fatores de ordem físicos-químicos, biológicos e antropicos. Divulgando assim um patrimônio arqueológico que esteve até certo período de tempo desconhecido para o meio acadêmico.