Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: BRUNO DE SOUZA BARRETO
DATA: 31/08/2015
HORA: 14:00
LOCAL: campus laranjeiras
TÍTULO: DIACRONIA E CULTURA MATERIAL NO SÍTIO LARANJAL DO JARI 01: UM ASSENTAMENTO ASSOCIADO ÀS CERÂMICAS JARI E KORIABO, BAIXO RIO JARI, SUL DO AMAPÁ (670 1450 AD).
PALAVRAS-CHAVES: Arqueologia das Guianas; Fase Koriabo; baixo rio Jari.
PÁGINAS: 330
GRANDE ÁREA: Ciências Humanas
ÁREA: Arqueologia
SUBÁREA: Arqueologia Pré-Histórica
RESUMO:
Na pré-história das Guianas, a Fase Koriabo fornece diversas lacunas à arqueologia da região e suscita controvérsias relacionadas à sua origem, cronologia e afiliação cultural. A grande maioria das pesquisas realizadas até o final dos anos 1990 privilegiaram abordagens generalizantes e explicaram toda uma região a partir de pequenos cortes estratigráficos, sem muitas investigações aprofundadas dos contextos locais; além de utilizar a cerâmica como principal elemento diagnóstico. Acredito que uma nova abordagem voltada para o estudo sistêmico dos contextos arqueológicos, e suas relações com as demais tecnologias, é um dos caminhos para contribuir com esta discussão. De forma a atender isso, apresento o estudo de caso do sítio arqueológico Laranjal do Jari I, um assentamento a céu aberto na margem esquerda do baixo rio Jari, que possui cerâmica vinculada à Fase Koriabo. Este sítio foi resgatado pelo Núcleo de Pesquisa Arqueológica do IEPA, através de duas campanhas de arqueologia preventiva para construção de uma escola técnica federal. Como o assentamento foi escavado em áreas amplas, permitindo a identificação e registro de diversas estruturas arqueológicas, a abordagem realizada privilegiou a articulação de dados qualitativos das tecnologias cerâmica e lítica com as informações contextuais de feições negativas e de dezesseis datas radiocarbônicas, no intuito de evidenciar a distribuição de diferentes conjuntos cerâmicos e os aspectos diacrônicos (cronologia) do assentamento. Os resultados alcançados apontam para a existência de dois horizontes culturais distintos, observados através das diferenças na tecnologia cerâmica e na cronologia absoluta obtida.