Banca de DEFESA: CARLOS ANDRE ARAÚJO MENEZES

Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: CARLOS ANDRE ARAÚJO MENEZES
DATA: 26/02/2024
LOCAL: Sessão remota
TÍTULO: EXPRESSÕES DE UMA “VINGANÇA ADIADA”: O KIT GAY E A MAMADEIRA DE PIROCA COMO MOVIMENTOS PERFORMATIVOS NA LINGUAGEM
PALAVRAS-CHAVES: Kit gay e mamadeira de piroca. Fake news. Performatividade. Ressentimento.
GRANDE ÁREA: Lingüística, Letras e Artes
ÁREA: Lingüística
SUBÁREA: Lingüística Aplicada

A eleição presidencial de 2018 foi profundamente marcada por guerras narrativas em torno de marcadores sociais, como gênero, raça e classe. O Brasil passou a viver sua disputa política compartilhando fake news (Dunker, 2019; Fuks, 2019; Tezza, 2019; Mello, 2020; Santaella, 2020). Em sua grande maioria, as fake news de campanha mencionavam um suposto “kit gay” e uma “mamadeira de piroca”, provocando, dessa maneira, em grande parte da população brasileira um pânico moral e de gênero (Miskolci, 2009) que impulsionou a adesão de muitos brasileiros ao projeto político conservador de Jair Messias Bolsonaro, que, à época, em cumprimento a uma agenda intercontinental, prometia restaurar velhos valores morais da “família tradicional”, bem como barrar os avanços recentes nas políticas públicas que garantiam direitos históricos à população LGBTQIPAN+ (Pesavento, 1995; Petó, 2015; Kuhar; Paternotte, 2017; Leite, 2019). A principal hipótese desta pesquisa é a de que o afeto do ressentimento (Kehl, 2020; Nietzsche, 2020a, 2020b; Giacoia, 2021) mobilizou grande parte da população brasileira a aderir ao citado projeto político conservador. Esta tese teve como objetivo principal investigar de quais formas o ressentimento foi mobilizado em algumas fake news que mencionaram os termos “kit gay” e “mamadeira de piroca”. Por sua vez, como objetivos específicos: 1. Identifiquei as estratégias persuasivas presentes no vídeo “A mamadeira que mudou o Brasil”, situando valores e conceitos morais e ressentimento entre grupos sociais; 2. Comparei os discursos voltados às práticas educativas presentes em algumas notícias jornalísticas que mencionaram o termo kit gay, situando intertextos que compuseram sua rede de significados, e, por último: 3. Investiguei, no clipe musical “Kit gay”, dos Detonautas, quais formas de resistência foram mobilizadas após a campanha eleitoral brasileira de 2018. Para alcance de seus objetivos, o corpus desta pesquisa foi problematizado com Austin (1990), Butler (2015, 2021), Foucault (1994, 2005, 2014a, 2014b, 2017) e Derrida (1991), que, respectivamente, pensaram a linguagem como princípio anti-idealista e desconstruída, como ação dizer-fazer, também como performance. Esses marcos teóricos ajudaram a pensar as práticas discursivas e as ações performativas da/na linguagem, marcando-a como uma instância social viva, situada em práticas sociocomunicativas. Metodologicamente, o percurso escolhido para produção dos dados se ancorou na Linguística Aplicada (LA) mais recente (Pennycoock, 2006; Moita Lopes, 2021, 2023) e no método genealógico (Nietzsche e Foucault). O uso da LA possibilitou diversas intersecções entre os estudos da linguagem e outros campos de estudo e buscou, a partir dessas intersecções, pensar questões que tiveram impactos na vida social. Os resultados encontrados, apontaram para um profundo agenciamento da população brasileira, por grupos religiosos conservadores e pelo forte ressentimento, que culminou na vitória de Jair Messias Bolsonaro em 2018 e cujos efeitos puseram e ainda põem em risco a recente democracia brasileira.

Presidente - 1654781 - DORIS CRISTINA VICENTE DA SILVA MATOS
Interno - 2329868 - ANA KARINA DE OLIVEIRA NASCIMENTO
Externo ao Programa - 2276425 - DINAMARA GARCIA FELDENS
Externo à Instituição - SIMONE HASHIGUTI