Banca de QUALIFICAÇÃO: JOSE AUGUSTO SOUZA DOS SANTOS

DISCENTE: JOSE AUGUSTO SOUZA DOS SANTOS
DATA: 18/01/2023
LOCAL: Didática 7 (Ocorrerá de forma híbrida)
TÍTULO: DA CONSTRUÇÃO DISCURSIVA DO ÓDIO CONTRA DOCENTES À INVASÃO DE COMPETÊNCIA: considerações pandêmicas A partir da Abordagem Sociológica e Comunicacional do Discurso.
PALAVRAS-CHAVES: Discurso de ódio; Ideologia; Invasão de competência; Análise Crítica do Discurso; Pandemia, Escola Pública.
GRANDE ÁREA: Lingüística, Letras e Artes
ÁREA: Lingüística

Em 2020, o ano letivo escolar no Brasil foi interrompido abruptamente, especificamente no mês de março, com pouco mais de 30 dias ativos, em decorrência da pandemia do coronavírus Covid-19. A grande propagação desta pandemia, por todo o mundo, gerou uma série de medidas restritivas, com o intuito de conter sua proliferação e o número de óbitos. A educação foi apenas uma das muitas áreas atingidas. Os sistemas educacionais e seus profissionais precisaram adequar-se às novas alternativas de ensino. A partir de então, milhares de professores fizeram de sua sala de estar, de seu quarto, do quarto das crianças ou da copa suas salas de aulas. Esse novo modo de ensinar, motivou discursos injuriosos nas mídias sociais, bombardeando a classe docente, na tentativa de deslegitimar o profissional e o pessoal dos professores. Nesse contexto, a fim de responder aos questionamentos ou pelo menos seguir uma direção para um debate que ajude a compreender as problemáticas sociais que rodeiam a vida pessoal e profissional do professor em tempo de pandemia, esta pesquisa objetiva analisar a construção de sentido em recortes de discursos veiculados na mídia digital social Facebook, especificamente na página Mídia Ninja. A partir de representação dos discurso que desmerecem o profissional professor, a pesqusa verificará o impacto desses discursos na vida pessoal e profissional do professor. A investigação sobre o discurso de ódio contra professores orientar-se-á no aporte teórico basilar de investigação concentrada nos pressupostos da Análise Crítica do Disscurso(ACD), assumindo uma postura decolonial para desnaturalizar as ações que ocasionam os discursos de poder (CHOULIARAKI e FAIRCLOUGH,1999; FAIRCLOUGH, 2008; DJIK, 2008; PEDROSA, 2013; RESENDE, 2019; WODAK, 2003, como também trabalharemos o conceito de ideologia a partir das leituras em THOMPSON, 2011). Os caminhos metodológicos seguirão os passos de uma pesquisa qualitativa-interpretativista (PARDO, 2015; PEDROSA, 2014, 2016). A metodologia aborda especificamente o discurso evidenciado na mídia de massa e os usos dos discursos midiáticos (DIJK, 1985). O nosso corpus foi constituído com 24 fragmentos que contemplam os objetivos geral e específicos. A partir das palavras-chaves: aulas presenciais, professores, pandemia e vacina, foi possível encontrar três matérias que falavam sobre o assunto e nelas observamos massiva presença de discurso de ódio contra a classe de professores. Após análise das matérias, coletamos os comentários mais repercutidos. Para as análises dos discursos coletados, utilizaremos o sistema de avaliatividade (HALLIDAY, 1985). Com essa categoria de análise desenvolvida para analisar o discurso das aprovações ou desaprovações, analisaremos os eventos de comunicações produzidas pelos atores sociais ou falantes envolvidos nos discursos. O acontecimento de julgamento ocorre porque os usuários de uma língua, em contato com seus interlocutores, expressam como se sentem em relação aos eventos de comunicação e pessoas neles envolvidos, mesmo que esta expressão esteja disfarçada em meio ao discurso (MARTIN, 2003).

Presidente - 2422200 - TAYSA MERCIA DOS SANTOS SOUZA DAMACENO
Interno - 1308591 - JOCENILSON RIBEIRO DOS SANTOS
Externo ao Programa - 1081099 - PAULO SERGIO DA SILVA SANTOS
Externo à Instituição - JOÃO PAULO LIMA CUNHA