Banca de QUALIFICAÇÃO: ÉRIKA RAMOS RIBEIRO

DISCENTE: ÉRIKA RAMOS RIBEIRO
DATA: 30/01/2018
LOCAL: PPGL
TÍTULO: FEMINISMO E EMPODERAMENTO: DISCURSOS CONTRA-HEGEMÔNICOS EM PROPAGANDAS DE COSMÉTICOS PARA MULHERES
PALAVRAS-CHAVES: Contra- hegemonia. Discurso. Mulher. Propaganda.
GRANDE ÁREA: Lingüística, Letras e Artes
ÁREA: Lingüística
SUBÁREA: Teoria e Análise Lingüística

A figura feminina historicamente foi (e ainda é) considerada submissa ao homem, prevalecendo como característica social a supremacia masculina na sociedade patriarcal. Entretanto, através dos movimentos feministas, que se iniciaram no século XIX, mas tiveram maior apoio a partir do século XX, houve uma significativa contribuição da emancipação e evolução da mulher como cidadã pública, modificando seu papel e condição econômica e política. Considerando-se então toda a discussão sobre a problemática social do comportamento da mulher e sua condição inferior sob a dominação masculina, este trabalho busca analisar discursos contra-hegemônicos presentes em algumas propagandas de cosméticos para mulheres, ou seja, compreender a maneira como o ser feminino está sendo retratado sob a ótica da mídia. A publicidade, através das propagandas, constitui um discurso construído a partir de vários outros discursos, saberes, crenças e práticas, que trazem orientações, conselhos e imposições, portanto é um espelho da sociedade que reflete e reafirma a lógica vigente. Numa nova configuração social, a mulher não pode ser vista apenas sob o enfoque de mãe e dona de casa. A mulher moderna busca direitos e empoderamento, que pode ser compreendido como uma noção de pessoas guiando suas próprias vidas, fazendo suas escolhas, tendo controle dos seus destinos. Para tal estudo, três propagandas compuseram a corpora desta pesquisa: duas do ano de 2016, das empresas Avon e Quem disse, Berenice?, e outra, de 2017, da empresa de cosméticos Natura. Em todas, observou-se a representação da mulher como um indivíduo livre com direitos a escolhas. Para tal resultado, buscou-se como metodologia a Análise do Discurso de Linha Francesa, pautando-se em Michel Pêcheux (1988, 1990, 1997), e outros referenciais teóricos, como Helena Brandão (2009), Eni Orlandi (1995, 2000, 2007), Raymond Williams (1973, 2011), Branca Moreira Alves e Jacqueline Pintaguy (1891), Céli Regina Jardim Pinto (2004).

Presidente - 6426475 - MARIA LEONIA GARCIA COSTA CARVALHO
Interno - 2766893 - MARILEIA SILVA DOS REIS