Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: MICHELLE DE FARIAS LEITE
DATA: 17/06/2022
HORA: 13:00
LOCAL: Sala de Aula do PPGPSI
TÍTULO: MODELO EXPLICATIVO PARA O TRANSTORNO DE ANSIEDADE GENERALIZADA: OS PAPÉIS DA INTOLERÂNCIA À INCERTEZA, PREOCUPAÇÃO E REGULAÇÃO EMOCIONAL
PALAVRAS-CHAVES: Ansiedade; transtorno de ansiedade generalizada; intolerância à incerteza; preocupação; regulação emocional.
PÁGINAS: 163
GRANDE ÁREA: Ciências Humanas
ÁREA: Psicologia
RESUMO:
A presente dissertação buscou mapear as relações estabelecidas entre o transtorno de ansiedade generalizada (TAG), a intolerância à incerteza (II), a preocupação e a regulação emocional (RE). Para isso, foram realizados de quatro estudos. No Estudo 1 foi feita de uma revisão narrativa da literatura, cujo objetivo foi levantar os principais aspectos teóricos e empíricos do TAG. Os resultados do estudo 1 identificaram a evolução conceitual do transtorno, sua epidemiologia e aspectos clínicos, além das repercussões físicas, psicológicas e sociais provocadas por ele. Além disso, a revisão buscou enfatizar os modelos explicativos atualmente existentes sobre o TAG e suas respectivas contribuições. O Estudo 2 consistiu numa revisão de escopo acerca da associação entre o TAG e a RE. Buscou-se reunir os achados da literatura e analisar os aspectos bibliométricos, metodológicos e de conteúdo dos artigos encontrados. Foi observado que as estratégias tidas como mal adaptativas de RE, a exemplo da supressão emocional, tendem a se associar positivamente à ocorrência do TAG. Ainda, que a RE apresentou efeito de mediação e moderação na explicação de diversas relações com desfecho em TAG. No Estudo 3 foi conduzida uma análise fatorial confirmatória e de invariância de medida da Escala de Intolerância à Incerteza (Intolerance of Uncertainty Scale [IUS-12]), a fim de estabelecer evidências de validade com base na estrutura interna e avaliar os parâmetros do instrumento para diferentes grupos de pessoas. Neste, os resultados atestaram que a IUS-12 possui estrutura bidimensional, características psicométricas satisfatórias e que é invariante segundo o gênero, escolaridade e renda familiar, podendo ser considerado um instrumento confiável para mensuração nos níveis de incerteza. Por fim, no Estudo 4 realizou-se uma investigação empírica visando a testar um modelo explicativo para o TAG, tendo a II e a preocupação como variáveis preditoras, as estratégias de RE e a desregulação emocional (DE) enquanto variáveis mediadoras e o gênero como fator confundidor. Participaram do estudo 944 pessoas da população geral. Verificou-se que o modelo final encontrado obteve ajuste satisfatório, indicando que as relações diretas e indiretas estabelecidas entre as variáveis foram estatisticamente significativas. No entanto, as estratégias de RE não apresentaram efeito de mediação, restando apenas a DE enquanto fator mediador da relação entre a II, preocupação e o TAG. Acredita-se que os achados apontados nesta dissertação poderão contribuir para uma maior compreensão acerca dos mecanismos do TAG, além de auxiliar profissionais de saúde mental a direcionar pontos de intervenção específicos. Em suma, espera-se elucidar a ligação de potenciais fatores que levam ao desenvolvimento de TAG e que aumentam sua probabilidade de ocorrência.