Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: JOSIENE DOS SANTOS FERREIRA
DATA: 08/09/2020
HORA: 10:00
LOCAL: Videoconferência
TÍTULO: Desenvolvimento da identidade de crianças em situação de vulnerabilidade social.
PALAVRAS-CHAVES: Identidade. Crianças. SCFV. Vulnerabilidade Social.
PÁGINAS: 67
GRANDE ÁREA: Ciências Humanas
ÁREA: Psicologia
RESUMO:
A vulnerabilidade social é um conjunto de situações que afetam os sujeitos em seus contextos de vida e sua constituição engloba outras vulnerabilidades como a econômica, a relacional e a dificuldade de acesso aos serviços públicos essenciais. Esses problemas sociais trazem com eles o esvaziamento do sentimento de pertença à comunidade e até mesmo à família que, para além da exclusão social, acarreta em um enfraquecimento da identidade em si, sobretudo no que diz respeito às crianças, em razão do seu estágio de desenvolvimento. Assim, a vulnerabilidade social tornou-se escopo de serviços socioassistenciais pensados tanto para o seu enfrentamento, quanto para a sua prevenção. O SCFV – Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos – é um desses serviços preventivos que visam a proatividade, a afirmação de direitos, o desenvolvimento de capacidades e potencialidades dos(as) usuários(as), e a construção da autonomia para o enfrentamento dessa vulnerabilidade, (re)construindo suas formas de olhar e se posicionar em seu contexto social. Desse modo, o presente estudo intenta investigar de que modo esse serviço impacta no processo de constante (re)construção da identidade dessas crianças, sob a perspectiva das mesmas, bem como a percepção dos(as) educadores(as) sociais acerca desse impacto. Para tanto, a estrutura do trabalho foi organizada em três capítulos, sendo o primeiro o referencial teórico acerca da identidade e seus níveis; o segundo, um compilado acerca do que é o SCFV, seu percurso histórico e a sua operacionalização; e o terceiro capítulo, correspondente a um estudo empírico, em processo de reconstrução, que visa coletar os dados para a investigação acima denotada.