Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: DAIANE NUNES DOS SANTOS
DATA: 11/12/2019
HORA: 15:00
LOCAL: Sala de aula do PPGPSI
TÍTULO: Autoeficácia, Construtos Correlatos e Depressão na Adolescência
PALAVRAS-CHAVES: Autoeficácia; Depressão; Adolescentes; Psicologia da Saúde
PÁGINAS: 100
GRANDE ÁREA: Ciências Humanas
ÁREA: Psicologia
RESUMO:
A presente dissertação buscou investigar a relação entre autoeficácia, construtos correlatos (autoconceito e autoestima) e a ocorrência de sintomas depressivos em adolescentes do ensino médio. Para tanto, três estudos foram realizados. No Estudo 1 foi realizada uma revisão narrativa da literatura com objetivo de compreender o papel da autoeficácia nos processos e fenômenos em saúde, como comportamentos em saúde e ocorrência de Transtornos Mentais Comuns. O Estudo 2 consistiu em uma revisão integrativa da literatura acerca das evidências da relação entre autoeficácia e depressão em adolescentes. Buscou-se identificar e analisar as características bibliométricas e psicométricas das medidas utilizadas para mensurar as variáveis nos estudos primários. Além disso, realizou-se análise do conteúdo dos principais achados reunidos na amostra. Por fim, o Estudo 3 (em andamento), de caráter empírico, objetiva investigar a relação entre autoeficácia e construtos correlatos à ocorrência de sintomas depressivos em adolescentes. Especificamente, pretende-se analisar quais fatores sociodemográficos e cognitivos atuam como preditores de depressão nesse público. Acredita-se que a efetivação do conjunto desses estudos possibilite a apreensão e relevância da autoeficácia no entendimento dos fenômenos em saúde, em especial, na ocorrência de depressão em adolescentes. Espera-se que o conhecimento científico gerado auxilie no levantamento das características individuais que vulnerabilizam ou protegem os adolescentes quanto à presença de sintomas de depressão. Por fim, pretende-se contribuir com a prática de psicólogos e trabalhadores da saúde atuantes na atenção a esse público, auxiliando no processo de investigação e tratamento do fenômeno.