Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: CARLOS ALBERTO ALVES DE OLIVEIRA
DATA: 30/08/2019
HORA: 17:00
LOCAL: Sala 02 do Departamento de Psicologia
TÍTULO: A PRODUÇÃO DA SUBJETIVIDADE ENTRE APRECIADORES DO DEATH METAL A PARTIR DA RELAÇÃO ENTRE CULTURA E MORTE
PALAVRAS-CHAVES: Death Metal. Morte. Processos de Subjetivação. Cultura. Estética.
PÁGINAS: 100
GRANDE ÁREA: Ciências Humanas
ÁREA: Psicologia
RESUMO:
Esta pesquisa visa entender a produção da subjetividade entre apreciadores do “Death Metal” a partir da relação entre cultura e morte. O Metal da Morte diz respeito a uma das inúmeras ramificações do Rock and Roll, mais especificamente, à vertente do Heavy Metal, ou Metal Pesado, como é conhecido na cena musical. De modo mais preciso, objetiva-se compreender os processos de subjetivação a partir do Death Metal. Busca-se descrever o início da história do Rock and Roll e suas derivações, dentre elas o Heavy Metal e seus atributos culturais, compreender a relação da morte com o Death Metal e, por fim, observar a influência da estética no sentido das vestimentas e da sonoridade do gênero musical dos sujeitos pesquisados. A presente dissertação desenvolve-se através de uma pesquisa descritiva e de abordagem qualitativa, na qual são utilizados registros de campo, recursos audiovisuais, discografia, entrevista em mídia especializada, variado conjunto documental e questionário semiestruturado com inspiração metodológica na Etnografia. Apoia-se em autores como Laplantine (2004), Guattari (1989, 1992), Guattari e Ronilk (1986), Geertz (2013), Lemos (2007) e outros, para discutir o fato de que a morte possui diversos significados, crenças, valores e interpretações, variando de cultura para cultura, acrescido de aportes histórico-culturais, considerando-se que a morte biológica é a falência/deterioração do corpo, enquanto a morte simbólica é sempre histórico-cultural. Como principal resultado, foi possível observar que não há negação da morte, mas sobretudo o reconhecimento da sua existência. Ainda que se perceba o medo em torno dela, sobressai-se a convicção de que este é o final do homem. Logo, a morte que se destaca nas letras do Death Methal também é propulsora de outros sentimentos: liberdade, poder, exaltação, força, identificação, bem como pessimismo, indignação, revolta etc. Estes sentimentos são decorrentes dos processos de subjetivação dos sujeitos na relação com o Death Metal, com a cultura, com a sociedade, com a vida. Deste modo, este trabalho se justifica por contribuir para a compreensão da relação entre música e morte na constituição dos sujeitos.